Seminário no Memorial presta homenagem a Franco Montoro

Evento acontece às 14 horas, na Biblioteca Latino-americana Victor Civita

seg, 16/07/2007 - 12h35 | Do Portal do Governo

O Memorial da América Latina promove nesta segunda-feira, a partir das 14h, seminário “O Legado de Franco Montoro”.  Coordenado pelo professor doutor José Augusto Guilhon de Albuquerque, o projeto presta homenagem ao personagem cuja trajetória se confunde com a própria história da democracia brasileira, o ex-governador de São Paulo André Franco Montoro, falecido há oito anos.

Participam do seminário velhos companheiros da militância política, como Fernando Henrique Cardoso e José Serra, intelectuais e o senador chileno Andrés Zaldivar Larrai, líder histórico da democracia cristã de seu país.

Conforme ressalta Fernando Leça, presidente do Memorial da América Latina e idealizador do projeto, “graças a sua firmeza de caráter, clareza de objetivos e tenacidade em alcançá-los, transparência em seus métodos de ação e grande poder de persuasão e articulação de interesses, Franco Montoro exerceu imensa liderança na cena pública brasileira por mais de trinta anos”, liderança essa que faz falta em tempos que a palavra “ética” parece ter perdido o sentido.

São parceiros do Memorial a Assembléia Legislativa de São Paulo, a Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, por meio do seu centro de documentação (CPDOC), e a Pontifícia Universidade Católica de SP. Montoro foi um dos articuladores na Democracia Cristã da idéia de se criar uma universidade católica. Lá ele lecionou a vida inteira. Um dos aspectos do seu legado pouco conhecido é a luta pela integração latino-americana, que pode ser resumida em sua frase: “Para a América Latina, a opção é clara: integração ou atraso”.

O projeto “O Legado de Franco Montoro”, que visa recuperar, documentar, registrar, expor e divulgar a herança intelectual, política e moral de Franco Montoro, é constituído de acervo de depoimentos, exposição, seminário e edição de livro. Desde o último mês de maio estão sendo ouvidas cerca de 100 personalidades, ligadas ou não à Democracia Cristã e ao PSDB, partido do qual Montoro foi um dos fundadores. É, pois, não apenas uma homenagem, mas um estudo sobre o homem e o político. E, a partir dele, uma reflexão sobre o passado que ilumina o presente e aponta caminhos futuros. Faz parte do projeto “O Legado de Franco Montoro” uma exposição de fotos, livros, documentos e objetos dele.

O acervo bibliográfico e documental doado ao Memorial em comodato pelo ILAM (Instituto Latino-americano) e documentos sob a guarda do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro – bem como outros objetos, fotos e documentos cedidos pelos amigos, parentes e outras instituições – compõem um amplo painel da vida pública de André Franco Montoro em suas diversas facetas. Eles formam uma exposição, que ficará até o dia 27 de agosto na Biblioteca Latino-americana Victor Civita.

O Legado de Franco Montoro Evento Comemorativo da Herança Política, Administrativa e Moral de André Franco Montoro 14h – Abertura 1ª Mesa – Presidente: José Aristodemo Pinotti

14h30 Fernando Henrique Cardoso: “A liderança política de Franco Montoro”

15h – Eduardo Muylaert: “Montoro professor de Direito: o ensino e a prática”

15h30 – Rubens Barbosa: “O latino-americanismo de Franco Montoro: pensamento e ação”

16h – Debates

16h30 – Coffee-Break

2ª Mesa Presidente: Andrés Zaldivar Larrain (Chile)

17h – Marcos Giannetti Da Fonseca: “Plano de Governo: instrumento de mobilização da sociedade”

17h30 – José Augusto Guilhon Albuquerque: “Descentralização e participação: filosofia e prática de governo”

18h – José Serra: “Franco Montoro: ação de governo e ação política”

18h30 –  Debates

18h50 – Encerramento

19h – Abertura da Exposição

Data: Dia 16 de julho Local: Biblioteca Latino-americana Victor Civita Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 (estacionamento gratuito no portão 6 apenas no dia 16). Informações: 3823.4600