Seminário no Instituto Agronômico comemora Dia Nacional da Conservação do Solo

Serão discutidas atividades cujo objetivo é proteger o solo dos impactos causados pelo uso e ocupação no meio rural e urbano

qua, 14/04/2010 - 13h30 | Do Portal do Governo

O Dia Nacional da Conservação do Solo será comemorado com o seminário “Conservação do Solo e Proteção de Recursos Naturais”, que acontecerá nesta quinta e sexta-feira, 15 e 16, em Campinas. O evento, promovido pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, tem como tema central as práticas conservacionistas, que podem ser definidas como atividades cujo objetivo é proteger o solo dos impactos causados pelo uso e ocupação no meio rural e urbano.

O seminário é uma oportunidade para a atualização profissional (profissionais de ciências ambientais e agrárias, administradores/gerentes de fazenda, políticos, etc.) e para a difusão de resultados de pesquisas realizadas por entidades como IAC, ESALQ-USP e Unesp (Jaboticabal e Ilha Solteira.

Na quinta-feira, 15, o pesquisador Afonso Peche Filho, do Centro de Engenharia e Automação (CEA-IAC), fará uma abordagem sobre a mecanização e manutenção das práticas mais utilizadas. Já os professores Gerd Sparovek (ESALQ-USP) e Marcílio Vieira Martins Filho (Unesp – Jaboticabal) abordarão as questões da pesquisa e o ensino de práticas conservacionistas. No mesmo dia, haverá mostra de trabalhos técnicos e científicos que serão apresentados na forma de pôster no saguão do auditório central do IAC.

Na sexta, 16, o evento terá a apresentação do professor Morel de Passos e Carvalho (Unesp – Ilha Solteira) e da pesquisadora Isabella Clerici De Maria (IAC), que também abordarão também as questões da pesquisa e ensino de práticas conservacionistas. O evento será encerrado com um debate final entre os apresentadores.

O seminário será realizado na sede do IAC – Avenida Barão de Itapura, 1481 – Bairro Guanabara – Campinas – SP. As inscrições poderão ser feitas no primeiro dia do evento ao custo de R$ 10,00. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3231-5422, ramal 129; (19)3241-5893, ramal 302; e (11) 45828155, ou pelo e-mail peche@iac.sp.gov.br  e pelo site www.iac.sp.gov.br.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento