Seminário internacional vai discutir orçamento por resultados

Internacional Performance Budgeting: Orçamento por Resultados será promovido pela SEFAZ

sex, 28/11/2008 - 15h49 | Do Portal do Governo

Com a participação de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), a Secretaria da Fazenda realiza na capital, entre os dias 1º e 3 de dezembro, o seminário “Internacional Performance Budgeting: Orçamento por Resultados”. O objetivo do evento, que será aberto pelo secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, é disseminar o estado da arte do conhecimento em orçamento por resultados, discutir experiências de sucesso e propor novas medidas visando a implantação plena dessa ferramenta de gestão.

Durante os três dias do seminário, que será realizado no Novotel Jaraguá, especialistas no assunto irão se aprofundar no conhecimento dos instrumentos de Orçamento por Resultados e os desafios de sua implantação. No primeiro dia, logo após a abertura e das boas-vindas dadas pelo secretário Mauro Ricardo, os palestrantes Teresa Ter-Minassian, do FMI, e Mario Sangines, do BID, apresentarão o painel “O Estado da arte do orçamento por resultados nos países membros da OCDE e na América Latina”.

Em seguida, após um intervalo, será a vez do secretário de Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna, apresentar o painel “Orçamento por resultados em São Paulo”. Ele irá apresentar as iniciativas já adotadas e as planejadas para implantar um sistema de gerenciamento e orçamento voltado para resultados no Estado de São Paulo.

Ao longo dos três dias do seminário, ainda serão abordados temas como: Modelos de orçamento por resultados e aspectos relevantes, Boas práticas de classificação de programas e mensuração de custos, Utilizando informações de desempenho no processo orçamentário e Construindo bons indicadores de desempenho.

O evento será encerrado com a mesa-redonda “Caminhos para a elaboração de orçamento por resultados nos Estados brasileiros”, com a participação de representantes da Prefeitura de Curitiba e dos Estados de Minas Gerais e São Paulo, sob a moderação de Teresa Ter-Minassian.

Entre os palestrantes convidados, estão ainda a Secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Renata Vilhena; o Secretário de Administração de Curitiba, José Richa Filho; os membros do BID, Gerardo Reyes-Tagle e Roberto Garcia Lopez; o Economista Sênior do Departamento de Finanças do FMI, Marc Robinson; o Consultor do FMI na área de finanças públicas, Mário Pessoa. Além desses, foram convidados todos os secretários do Estado, representantes de todos os governos estaduais, do Ministério da Fazenda e do Planejamento.

Da Secretaria da Fazenda