Seminário do Centro Paula Souza discute boas práticas de sustentabilidade nas Etecs

Sob o tema Indústria 4.0 Sustentável, programação conta com apresentações de boas práticas aplicadas e casos de sucesso

sex, 30/10/2020 - 9h28 | Do Portal do Governo

Começou nesta quinta-feira (29) a sétima edição do Seminário Boas Práticas de Sustentabilidade. Organizado pelo Centro Paula Souza (CPS), o evento online apresenta práticas sustentáveis aplicadas nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e cases adotados no setor industrial. A ideia é aproximar escolas e empresas, além de desenvolver ações para manter e ampliar parcerias com instituições nacionais e internacionais.

A transmissão ocorre ao vivo pela plataforma YouTube. Os interessados podem acompanhar pela internet as apresentações que ocorreram nesta quinta (29) e as que acontecem nesta sexta-feira (30).

“Existe uma ação institucional permanente de educação ambiental no desenvolvimento de projetos e na interação do estudante com a comunidade”, afirma o coordenador do Ensino Médio e Técnico do CPS, Almério Melquíades Araújo. “A formação profissional está diretamente relacionada à cidadania e, consequentemente, à preservação do meio ambiente”, acrescenta.

Conteúdo

Sob o tema a Indústria 4.0 Sustentável, a programação do seminário teve início com o caso “É necessário viver e servir – Enfrentando juntos a COVID-19”, apresentado pelo coordenador do curso Técnico de Mecânica da Etec de Batatais, Luciano Patrocínio. Também foram abordados cases empresariais com Marcelo Gandur, da 3M do Brasil; José Domingos Adriano, da Exsto; Oscar Isayama, da Festo; e Ronald Duscha, da Fundação Getulio Vargas.

Na sexta-feira (30), será a vez da Etec Paulistano, localizada na zona norte da capital. O assunto será produção de álcool em gel e ações sociais no contexto da pandemia, com a participação do coordenador do curso de Química, Eduardo Américo.

Do lado empresarial, a discussão será sobre economia circular, com Marilena Lavorado, do Instituto Mais; Francisco Luiz Biazini Filho, da Rede Resíduos; Rogério Vitalli, do Instituto Avançado de Robótica; e Gilberto Javier Cabrera Trimiño, da International University Network.