Seminário divulga estudo sobre competitividade da indústria paulista

SP deve apostar na sua vocação para a pesquisa, desenvolvimento e inovação como diferencial para conquista da competitividade

sex, 15/02/2008 - 10h29 | Do Portal do Governo

Os resultados de um amplo estudo sobre a competitividade da indústria paulista serão apresentados a partir desta segunda-feira (18), no seminário “Uma Agenda de Competitividade para a Indústria Paulista: Desafios e Oportunidades”, fruto de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A abertura dos trabalhos será na próxima segunda-feira, às 14h30, no auditório do 10º andar do prédio da Fiesp (Avenida Paulista, 1313).

O objetivo é discutir com empresários e especialistas  a elaboração de uma política de desenvolvimento industrial para o Estado, tendo em vista a necessidade de melhorias tecnológicas que possam otimizar a inserção da indústria paulista em um cenário internacional cada vez mais inovador. As análises serão respaldadas pelos dados do Estudo mencionado, o qual apresenta as oportunidades e os desafios para o aumento da competitividade de 26 setores.

Seminário – A primeira rodada de workshops setoriais Uma Agenda de Competitividade da Indústria Paulista: Desafios e Oportunidades aconteceu em 2007. A fase que se inicia agora constitui o ponto de encontro de um amplo processo de avaliações, orientado para um público qualificado de profissionais e empresários ligados aos setores contemplados nesta etapa, representantes de governos e de instituições de pesquisa.

Os workshops setoriais serão realizados na sede da Fiesp (Avenida Paulista, 1313, nos auditórios do 10º e do 11º andares). A abertura do evento será nesta segunda-feira (18), às 14h30.

Programação:

Dia 18 – Aeronáutico, Veículos Leves, Veículos Pesados, Autopeças

Dia 19 – Bebidas e Têxtil e Vestuário; Sucro-Alcooleiro, Cítricos, Carne Bovina, Couros e Calçados.

Dia 20 – Cimento, Fármacos e Medicamentos, Petróleo e Gás, Petroquímica, Defensivos Agrícolas, Transformados Plásticos

Dia 21 – Máquinas-ferramenta, Implementos Agrícolas, Bens de Capital para o Setor Elétrico.

Dia 22 – Componentes Eletrônicos, Fotônica, Equipamentos Médicos, Informática, Software, Tele-Equipamentos e Telecomunicações.

Abertura do Evento

Data: 18 de fevereiro de 2008

Horário: 14h30

Local: Auditório do 10º andar do prédio da Fiesp – Avenida Paulista, 1313 – São Paulo – SP

Ao final da abertura do seminário, as autoridades atenderão a imprensa em uma coletiva. 

Do IPT

(L.F.)