Seminário discute vantagens do software livre

Evento acontece nos dias 24 e 26 no Auditório da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da USP

seg, 22/10/2007 - 18h20 | Do Portal do Governo

“Softwares livres reduzem os gastos dos cofres públicos”. A frase é de Thiago Cardoso, aluno da pedagogia na Faculdade de Educação (FE) e um dos organizadores do segundo Seminário de Softwares Livres da USP. O evento acontece entre os dias 24 e 26 no Auditório da Escola de Aplicação da FE. São palestras com professores da USP e oficinas que mostram as vantagens dos softwares livres.

A organização é do Grêmio Politécnico, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Gnusp, grupo formado este ano por alunos da Universidade para a disseminação e distribuição da cultura dos programas que podem ser copiados sem nenhuma restrição. 

As discussões do seminário estão centradas em volta das vantagens desses softwares. “Trata-se de uma ferramenta pública, gratuita e de qualidade. Não existe só o Linux, mas também outros programas. Eles substituem redes e reduzem o gasto dos cofres públicos com copyright”, diz Cardoso.

Cardoso cita as redes como prova da eficácia do sotware livre: segundo o aluno, a maior parte das empresas usa para isso o sistema Linux, econômico e mais seguro. “É fácil ser hacker com Windows”, fala o organizador, que também destaca o fato de que não há, ainda, vírus que ataquem os softwares livres. Para Cardoso, as pessoas que detêm conhecimento para invadir um sistema Linux não o fazem por acreditarem no projeto de free-software (software livre).

Durante o seminário também serão feitos lançamentos de programas menos conhecidos do grande público, como gerenciadores de conteúdo que permitem a criação de páginas da internet. Além dessas atividades, haverá oficinas mostrando como instalar o sistema Linux em um computador pessoal.

Origem Os desenvolvedores de software até a década de 1970 frequentemente compartilhavam seus programas de uma maneira similar aos princípios do software livre, já que a prioridade das empresas estava no hardware.

No início dos anos 1980, as empresas começaram a impor restrições aos usuários com o uso de contratos de licença de software, realizando parcerias com os fabricantes e vendendo alguns softwares como a única alternativa para o usuário.

Em 1983, o americano Richard Stallman iniciou o projeto GNU (Gnu is Not Unix – referência a um sistema fechado da época), e em outubro de 1985 fundou a Free Software Foundation (FSF). Stallman introduziu os conceitos de software livre e copyleft, garantindo que a liberdade dos usuários fosse preservada.

Serviço

O Segundo Seminário de Softwares Livres acontece entre os dias 24 e 26 no Auditório da Escola de Aplicação, Av. da Universidade, 220, Travessa Onze, Cidade Universitária, São Paulo. O evento é gratuito. Mais informações pelo telefone: 3091-5777 ou pelo site http://www.gnusp.cjb.net/portal/. Dentre os convidados estão os professores Gilson Schwartz, Diretor Acadêmico da Cidade do Conhecimento da USP, e Hilton Fernandes, do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica.

Da USP Online