Seminário discute SUS e premia aprimorandos

Objetivo é analisar as tendências do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo

qua, 14/02/2007 - 18h48 | Do Portal do Governo

Começou nesta quarta-feira, dia 14, no anfiteatro 1 do conjunto de salas de aula (Legolândia) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o “VI Seminário dos cursos de Aprimoramento” da FCM. O objetivo do seminário é socializar a produção do conhecimento das áreas do Aprimoramento da FCM e discutir as tendências do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo.

Anualmente, 700 candidatos entre biólogos, bioquímicos, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas e farmacologistas se inscrevem para participar da seleção de 70 bolsas da Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap), ofertadas pelo Programa de Aprimoramento Profissional (PAP) da FCM.

Segundo a coordenadora do PAP, Lise Roy, “a multiplicidade dos temas e os níveis de complexidade dos trabalhos apresentados no seminário mostram os diferentes profissionais que o PAP forma para o mercado de trabalho”. Para a representante da Fundap, Mari Shirabayashi, “o SUS deve ser o pano de fundo para os programas de aprimoramento e a FCM é uma instituição que está em sintonia com as necessidades da saúde pública”.

O diretor da FCM, José Antonio Rocha Gontijo, lembrou que, num momento em que a universidade pública está sob pressão, a população precisa saber que a FCM está comprometida com a função social e contribuindo para formação de profissionais não-médicos. “Nossa meta para esse ano é caracterizar os aprimorandos como alunos da universidade”, disse, informando que já encaminhou as diretrizes e ementas das 44 disciplinas do PAP para aprovação na própria reunião da Congregação que acontece ainda neste mês.

O Programa de Aprimoramento Profissional da FCM foi criado há 16 anos por um grupo pequeno, que teve na figura da neurologista Maria Valeriana Leme de Moura-Ribeiro sua forte idealizadora. Com extrema sensibilidade acadêmica e apuro científico, Valeriana percebeu a necessidade de uma formação específica para alguns profissionais da área da saúde e articulou junto à Fundap e à FCM a criação dos cursos de aprimoramento.

Em 2003, uma comissão instituiu o prêmio Maria Valeriana Leme de Moura-Ribeiro para o melhor trabalho desenvolvido e apresentado pelos formandos do PAP durante o seminário de encerramento das atividades. Este ano, a comissão julgadora dos pôsteres e resumos é constituída por profissionais escolhidos pelos coordenadores dos Departamentos. “Dessa forma, mantemos a imparcialidade”, comentou Maria Virgínia Camilo, vice-coordenadora do PAP.

A entrega do prêmio será após o encerramento das palestras e mesas-redondas. Na parte da manhã, a secretária de saúde de Várzea Paulista e membro da diretoria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems), Maria do Carmo Carpintéro, falou sobre “Os desafios do SUS no Estado de São Paulo” e o professor do Departamento de Pediatria e coordenador da Comissão de Extensão e Estágios da FCM, Roberto Teixeira Mendes, sobre “O desenvolvimento profissional no âmbito do SUS”. Na parte da tarde é a vez da professora do Departamento de Neurologia da FCM, Sylvia Maria Ciasca, falar sobre “Trabalho de metodologia de pesquisa”.

Participaram também da mesa de abertura do seminário o superintendente do HC, Luis Carlos Zeferino; o vice-coordenador da Residência Médica, Luiz Roberto Lopes; a coordenadora adjunta do Cepre, Rita de Cássia Ietto Montilha e a assistente social do Hemocentro, Maria Luiza do Prado.

Do Portal da Unicamp

(R.A.)