Seminário discute gestão de recursos hídricos e importância do Horto Florestal de Rio Claro

Durante o evento, serão assinados termos de cooperação técnica com usinas de produção de etanol e açúcar para prevenção e combate a incêndios em Unidades de Conservação

ter, 21/09/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Fundação Florestal (FF), órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e que é responsável pela gestão de Unidades de Conservação, e a prefeitura de Rio Claro realizam no auditório da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, mais conhecida como Horto Florestal, o I Seminário Floresta e Água. O evento abordará a importância da Unidade de Conservação no município e os desafios da gestão sustentável dos recursos hídricos na região. No evento, que começa nesta terça-feira, 21, data em que é comemorado o Dia da Árvore, e vai até sexta-feira, 24, serão realizados debates, palestras e um curso sobre recuperação de nascentes degradadas em áreas rurais.

O secretário do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, o prefeito de Rio Claro, Du Altimari, e o diretor administrativo e financeiro da FF, José Carlos Geraci, participarão da cerimônia de abertura do seminário.

O evento é composto em cinco grandes módulos:

– Gestão de Recursos Hídricos em Rio Claro
– Melhoramento Genético e Banco de Germoplasma na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade
– Metodologia para Inventariar Emissão de CO2 e Formação de Absorção
– Jardins Botânicos do Brasil
– Importância da Participação da Sociedade Civil Organizada na Gestão da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade

Na sexta-feira, será realizado o curso sobre recuperação de nascentes degradadas em áreas rurais, coordenado por Nelson Barbosa, do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).

Prevenção e combate a incêndios

Nesta terça-feira, 21, o diretor administrativo e financeiro da Fundação Florestal, José Carlos Geraci, assinará termos de cooperação técnica para ações de prevenção e combate a incêndios envolvendo usinas de produção de açúcar e etanol em sete Unidades de Conservação. A intenção é unir esforços visando trocas de informações para a elaboração de planos preventivos e de contingência nos parques estaduais do Aguapeí, do Rio do Peixe e Morro do Diabo, na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) e nas estações ecológicas de Ribeirão Preto, Jataí e de Paulo de Faria.

Além dos trabalhos conjuntos de elaboração dos planos, as usinas envolvidas também se prontificam em auxiliar com recursos humanos e equipamentos no combate direto de incêndios nessas sete Unidades de Conservação. Também serão desenvolvidos programas de educação ambiental, campanhas educativas e de divulgação. A cooperação técnica terá vigência de 18 meses.

“A parceria com o setor agro-industrial é muito bem-vinda, sendo positiva para colaborar com a preservação das Unidades de Conservação e a biodiversidade. Parcerias como essas, e outras já realizadas, demonstram a importância da participação de setores organizados da sociedade junto das ações desenvolvidas pelo Estado”, afirma o secretário do Meio Ambiente, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo.

Da Secretaria do Meio Ambiente