Seminário discute crescimento, política econômica e renda

O IEA promove nesta quarta-feira o seminário "Crescimento, política econômica e renda na agricultura"

ter, 14/08/2007 - 17h40 | Do Portal do Governo

O Instituto de Economia Agrícola (IEA), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promove nesta quarta-feira, dia 15, a partir das 9 horas, o seminário “Crescimento, política econômica e renda na agricultura”. O pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e coordenador de Planejamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Garcia Gasques, e o sócio-diretor da MB Associados, José Roberto Mendonça de Barros, serão os palestrantes.

Gasques, que é engenheiro agrônomo e economista, vai tratar de produtividade e fontes de crescimento da agricultura brasileira, abrangendo itens como o uso de insumos essenciais para a produção (terras, mão-de-obra, capital) e executando comparações das produtividades entre países.

Mendonça de Barros, também economista e ex-professor da USP (Universidade de São Paulo), vai abordar a relação entre crescimento da renda e a contínua elevação da produtividade, as características básicas do crescimento da agricultura brasileira, a importância da política econômica e o caso da cana-de-açúcar, além dos desafios pra o setor e as implicações relacionadas ao aquecimento global.

Aniversário de 65 anos – O seminário é parte dos eventos comemorativos de 65 anos do IEA. O ciclo de debates, iniciado em julho, segue até dezembro. Organização e desenvolvimento territorial, segurança alimentar, gerenciamento de risco no agronegócio, desenvolvimento e meio ambiente são os próximos temas em pauta. Ainda dentro da programação, um grande evento será realizado em 7 de novembro, abordando os assuntos agronegócio e desenvolvimento, agricultura e meio ambiente e agricultura e perspectivas.

Serviço

Seminário “Política econômica e renda na agricultura”

Local: Auditório do IEA, que fica na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Avenida Miguel Stéfano, 3.900, Água Funda, São Paulo, Capital).

Necessária confirmação de presença pelo e-mail cct@iea.sp.gov.br.

Da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura

(R.A.)