Seminário discute a atual situação do negro no Brasil

Será no Memorial da América Latina sedia o seminário na terça-feira 18, das 9h às 13h

seg, 17/11/2008 - 16h10 | Do Portal do Governo

Como parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o Memorial da América Latina sedia o seminário “Dos 120 anos da Abolição aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos – Um retrato das políticas afirmativas no Estado de São Paulo”, no dia 18, das 9h às 13h, no Auditório Simón Bolívar.

Autoridades, gestores públicos e palestrantes realizam esse encontro que integra o calendário oficial das comemorações do mês da Consciência Negra. O Seminário foi desenvolvido pelo Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e pela Secretaria de Relações Institucionais.

Na ocasião, serão apresentadas as iniciativas desenvolvidas por órgãos e secretarias estaduais voltadas às necessidades da população negra. O evento conta ainda com a participação do ex-Secretário da Justiça do Estado de São Paulo, Dr Hélio da Silva Junior, que irá ministrar palestra sobre políticas afirmativas e direitos humanos.

O dia 20 de novembro é reconhecido com o dia mais importante do calendário afro-brasileiro. Está inserido no calendário oficial nacional, e é considerado feriado em algumas cidades. A data simboliza a inclusão do líder quilombola, Zumbi dos Palmares, no rol dos heróis brasileiros, ao lado de personalidades como Tiradentes. A histórica data da morte do Zumbi dos Palmares foi eleita pela militância negra pelo significativo exemplo da luta contra a exploração escravagista e em contraposição ao superado 13 de maio.

Em São Paulo, a data é oficialmente reconhecida pelo Governo do Estado e recebe atenção especial do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, vindo a somar-se a muitas ações desenvolvidas pelo Conselho ao longo do ano.

O Conselho, como um órgão articulador, propositor e executor de políticas para a população afrodescendente promove, individualmente e em parcerias com as secretarias estaduais, municípios, sociedade civil e outras organizações, ações em todo o estado para lembrar a data, além de ações permanentes em combate ao racismo.

Programação:

9h às 9h20 – Credenciamento e recepção de autoridades e convidados
9h20 – Hino à Negritude
9h20 às 9h30 – Abertura/Boas vindas – Profa. Elisa Lucas
9h30 às 10h20 – Mesa Solene – Apresentação das Secretarias/Órgãos Estaduais
10h20 às 11h40 – Palestra – “Direitos Humanos e Igualdade Racial” – Dr. Hédio da Silva Jr.
11h40 – Assinatura do Protocolo de Trabalho “Programa Microbacias para Comunidades Quilombolas”
12h00 – Lançamento do “Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnico-Racial”
12h20 – Encerramento e coquetel

Serviço

Seminário ‘Dos 120 anos da Abolição aos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos – Um retrato das políticas afirmativas no Estado de São Paulo’
Dia 18, terça-feira, das 9h às 13h
Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar

Da Secretaria de Relações Institucionais