Seminário debate Plano de Desenvolvimento da Educação

Os dois primeiros dias do Seminário (15 e 16/10) serão sediados na Faculdade de Educação da USP, em São Paulo, e o terceiro (17/10), na Unicamp.

qua, 10/10/2007 - 17h16 | Do Portal do Governo

De 15 a 18 de outubro será realizado o “Seminário Itinerante: o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) em Debate nas Universidades Estaduais Paulistas”. O evento vai abordar aspectos do Plano, lançado em abril deste ano pelo Ministério da Educação (MEC). A abertura será na Faculdade de Educação da USP, com as presenças do ministro da Educação, Fernando Haddad; e dos reitores Marcos Macari, José Tadeu Jorge e Suely Vilela, respectivamente da UNESP, Unicamp e USP, instituições promotoras.

Thereza Adrião, docente do Instituto de Biociências (IB), câmpus de Rio Claro, e uma das organizadoras do Seminário, explica que a idéia é reunir professores, pesquisadores, coordenadores de curso de pedagogia e diretores de escolas para analisar o PDE. “Durante sua elaboração houve pouca discussão aprofundada nas universidades e na sociedade civil”, destaca. “Por isso, vamos promover um amplo debate acadêmico a respeito das metas, ações e possíveis conseqüências para a educação brasileira”.

Os dois primeiros dias do Seminário (15 e 16/10) ocorrem na Faculdade de Educação da USP, em São Paulo. Na ocasião, serão discutidos os temas “Concepção do PDE” e o “Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”. No dia seguinte (17/10), na Unicamp, será abordada as “Relações entre as esferas governamentais: novas formas de regulamentação presentes no PDE?” e o “PDE e a participação da sociedade civil”. O encerramento será no câmpus de Rio Claro, no dia 18, com a discussão dos temas “Mecanismos de indução à melhoria da educação presentes no PDE” e “PDE: como e quem financia”.

Entre as medidas que constam no PDE está a que regulamenta o Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o piso nacional profissional para o quadro do magistério, normas para o desenvolvimento de estágios e o plano de metas para a educação básica.

Os debates deverão ser publicados em forma de livro. Além disso, serão transmitidos por videoconferência, ao vivo, para a USP de São Paulo e de Ribeirão Preto; para a Unicamp; UNESP de Rio Claro, Araraquara, Assis e Marília; e para o MEC, em Brasília. Posteriormente os vídeos ficarão disponíveis em streaming no endereço www.cecemca.unesp.br.

Da Assessoria de Imprensa da Unesp

(C.C.)