Seminário de desenvolvimento rural sustentável discute cadeia produtiva do leite

Comitiva do Banco Mundial participa do evento para avaliar potencial e propostas do setor

qui, 09/09/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

Juntar os elos da cadeia produtiva, desde a produção até a comercialização, este foi o objetivo do Seminário de Desenvolvimento Rural Sustentável da Cadeia Produtiva do Leite realizado nesta quinta-feira, 9, em São José do Rio Preto.

Entre os participantes, estava uma comitiva do Banco Mundial que veio ao País para conhecer o diagnóstico de uma cadeia produtiva e avaliar o potencial e as propostas do setor para inclusão no Projeto Microbacias II – acesso ao mercado. A pecuária leiteira é bastante representativa nessa parte do território paulista que envolve as regiões de São José do Rio Preto, Catanduva, Fernandópolis, Votuporanga, Jales, General Salgado e Lins. Além disso, essa atividade é muito significativa para a agricultura familiar do Estado de São Paulo.

A programação incluiu ainda uma apresentação do Projeto Microbacias II, além de palestras sobre o aspecto geral da cadeia do leite e o diagnóstico dos compradores do setor, entre outras. No final, houve debate e encaminhamento das propostas discutidas.

Microbacias II

O Banco Mundial em maio um empréstimo de US$ 78 milhões para o Estado de São Paulo, em apoio ao Projeto Microbacias II, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento e executado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). O objetivo é promover o desenvolvimento rural sustentável e a competitividade agrícola no Estado, aumentando as oportunidades de emprego e renda para pequenos agricultores e suas famílias e populações rurais vulneráveis.

A nova iniciativa beneficiará cerca de 22.000 pequenos agricultores, incluindo cerca de 1.500 famílias de comunidades indígenas e quilombolas. O acordo envolve quase U$ 130 milhões, sendo U$ 52 milhões de contrapartida do Governo do Estado.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento