Seminário celebra três décadas do Ano Internacional das Pessoas com Deficiência

Evento reuniu ativistas e especialistas em deficiência do país e do exterior

sáb, 26/11/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

São Paulo recebeu, entre os dias 17 e 19, o Seminário Internacional “30 anos do Ano Internacional das Pessoas Deficientes” (AIPD). Realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com apoio institucional da representação do Sistema da Organização das Nações Unidas no Brasil, o evento reuniu ativistas e especialistas em deficiência do país e do Exterior para compartilhar as histórias que marcaram as últimas três décadas de lutas e conquistas desse segmento social, que atualmente engloba quase 46 milhões de brasileiros.

Linamara Rizzo Battistella, secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, ressaltou o reconhecimento à trajetória de luta deste segmento que impregnou a sociedade brasileira do desejo de liberdade, igualdade e da esperança na construção de uma sociedade mais justa. “Este é um dia que precisa ser celebrado olhando para as vitórias conquistadas no passado, mas sem perder de vista o futuro, que certamente espelha uma grande mudança dentro da sociedade”. Na ocasião, também foi apresentado o documentário “História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência”, seguido de debate com o público.

A programação contou com uma conferência do coordenador residente do Sistema ONU para o Brasil, Jorge Luis Ramon, que estabeleceu correlações históricas sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Ramon também confirmou para dezembro o lançamento de um fundo mundial para financiar projetos de acessibilidade e inclusão, composto com recursos dos 163 países signatários da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Um dos destaques foram os três painéis intitulados “30 Anos em 300 Minutos”, em que trinta ativistas históricos do movimento, oriundos de diferentes partes do país receberam homenagens e puderam traçar um quadro real das conquistas nesse período. Esses personagens e muitas de suas histórias foram retratados no livro 30 Anos do AIPD, organizado pela equipe do Memorial da Inclusão da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e lançado durante o seminário.

Também houve a realização do I Encontro de Secretários Municipais e Estaduais e o lançamento do livro Mude seu falar que eu mudo meu ouvir – que aborda a inclusão sob o ponto de vista de autores com Síndrome de Down. O encerramento contou com uma apresentação do maestro e pianista João Carlos Martins.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência