Semifinal da Copa Casa de Futebol acontece neste fim de semana

Anote a programação: sábado - Itaquera x Pirituba; domingo - Bauru x Ribeirão Preto

sex, 14/03/2008 - 11h20 | Do Portal do Governo

As semifinais da 4ª Copa da Casa estão marcadas para este final de semana, em preliminares de jogos do Campeonato Paulista de Futebol. No sábado, os times das unidades da Casa de Itaquera e de Pirituba se enfrentam no Estádio do Morumbi, às 15 horas, antes de Corinthians e Juventus. No domingo, às 13 horas, jogam as equipes de Bauru e de Ribeirão Preto, na abertura do clássico Palmeiras e São Paulo, previsto para ser disputado excepcionalmente no Estádio Santa Cruz, de Ribeirão Preto. Horários e datas dos jogos podem ser alterados a critério da Fundação Casa e da Federação Paulista de Futebol.

A unidade Bauru se classificou em 1º de março, ao vencer por 3 a 1 a equipe de Sorocaba, na preliminar do jogo entre Barueri e Bragantino. No dia seguinte, o Ribeirão bateu o Rio Dourado, de Lins, nos pênaltis, antes de o Palmeiras vencer o Corinthians por 1 a zero.

No sábado (8/3), em Rio Claro, na preliminar do time local contra o Juventus, a unidade Casa de Itaquera passou às semifinais ao golear o time do Anhangüera, de Campinas, por 11 a 0. Domingo (9/3) classificou-se a turma de Pirituba, ao marcar 7 a 3 contra o time do Rio Sena, do Brás, antes de Palmeiras e Bragantino, em Bragança Paulista.    

Vem aí a seleção – Para Zé Maria, ex-lateral do Corinthians e tricampeão da Copa de 1970, no México, atualmente supervisor de esportes da Fundação Casa, o campeonato influencia o desenvolvimento do jovem interno no intuito de reintegrá-lo à sociedade. “Além disso, jogar em preliminares de partidas oficiais do Campeonato Paulista é como se fosse um sonho na vida desses adolescentes”, confidencia o Super-Zé, como era chamado pela crônica esportiva de seu tempo. 

Ele conta que este ano, assim que terminar a Copa da Casa, ainda este mês, vai convocar uma seleção de jogadores que atuaram em todas as fases do campeonato. Este selecionado irá enfrentar amistosamente uma equipe de base de um grande clube de São Paulo. O torneio começou em janeiro com cerca de 800 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em oito regiões administrativas da Fundação no Estado. Eles foram divididos em 50 equipes. Cada semifinalista foi campeão da sua região. A competição resulta de parceria da Casa com a Federação Paulista de Futebol.

Para disputar a Copa, é necessário que o jovem tenha histórico de disciplina . É preciso, também, que abandone hábitos nocivos à saúde, como o tabagismo, e ainda se dedique ao preparo físico e técnico nos treinamentos. Na primeira edição, em 2005, o campeão foi o time Casa do Atleta, do extinto Complexo do Tatuapé, na capital. No ano seguinte, o título ficou na unidade de Araraquara. No ano passado, o campeão foi o time da cidade de Lins. 

Habilidade e força – O gerente de esportes da Fundação Casa, Carlos Alberto Robles, que acompanhou a maioria das partidas da Copa, aproveita para fazer uma análise das características de cada uma das quatro equipes semifinalistas.

Robles ressalta que o time de Itaquera se sobressai pelo toque de bola e entrosamento. O de Pirituba tem seu forte na habilidade individual e na rapidez de seus atacantes. A força física dos jogadores é a arma do Bauru. Já o time de Ribeirão, no entender de Robles, é o mais completo, por reunir quase todas as qualidades presentes nos demais. No entanto, ressalva, é impossível apontar o campeão antecipadamente.  

Otávio Nunes

Da Agência Imprensa Oficial