“Semana Tupã em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas” começa na próxima terça-feira (9)

Totalmente gratuita, a programação do Museu Índia Vanuíre ainda traz diversas atividades que abordam as tradições e culturas dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, indígenas do Oeste Paulista

seg, 08/08/2022 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Museu Índia Vanuíre, em Tupã (SP), instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza, de 9 a 14 de agosto, mais uma edição da “Semana Tupã, em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas (data celebrada no próprio dia 9 de agosto)”.

O evento vai trazer representantes dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá, para uma programação especial. Na próxima terça-feira (9), das 9h às 11h, o indígena Elizeu Caetano ministra palestra baseada na história da resistência da sua etnia, abordando as lutas para a manutenção e fortalecimento da cultura Guarani Nhandewa. No período da tarde, das 14h às 16h, será a vez do indígena Joel Henrique interagir com o público e compartilhar ensinamentos tradicionais do povo Terena, passados de geração em geração.

Já na quarta-feira (10), das 9h às 11h, Ricardo Pereira Castelão, da etnia Guarani Nhandewa, promove uma roda de conversa sobre a história da resistência do povo Guarani, seguido de uma demonstração de confecção e uso do arco e flecha, porunga e colar. No mesmo dia, das 14h às 16h, Jhonatan Feliciano Marcolino, em um bate-papo, vai falar sobre a importância da dança e do cântico para a cultura Guarani Nhandewa.

A quinta-feira (11), das 9h às 11h, ficará por conta do Ronaldo Iaiati, Kaingang, e Ranulfo de Camilo, Terena, ambos da Terra indígena Icatu. Os dois irão conversar sobre o tema “Dois povos e uma luta”. A ação pretende estimular a interação com o público com destaque para a diversidade cultural existente no Oeste Paulista.

Na sexta-feira (12), das 9h às 16h, Deolinda Pedro e Neusa Umbelino demonstram a confecção e a representação da cerâmica para a cultura Kaingang.

Finalizando no sábado (13), das 9h às 16h, o projeto “Fazeres e Saberes Indígenas” terá a participação da Susilene Deodato, da etnia Kaingang. Ela vai contar curiosidades sobre a cultura do seu povo. E no domingo (14), no mesmo horário e ação, será realizado um bate-papo com Gabriel Damaceno, do povo Krenak.

 

 

Sobre o evento

A “Semana Tupã em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas”, foi criada em 2012, quando foram rememorados os 100 anos da “pacificação” Kaingang, no oeste de São Paulo, e é considerada um dos mais importantes eventos sobre o tema, no Brasil.

O Dia Internacional dos Povos Indígenas, foi instituído por decreto da ONU (Organização das Nações Unidas), no dia 9 de agosto de 1995, como resultado da atuação de representantes de povos indígenas de todo o planeta. Mais do que buscar a interrupção de ataques sofridos em seus territórios, o objetivo desse movimento também foi garantir condições de existência dignas aos povos indígenas preservando o direito à autodeterminação de suas condições de vida e cultura, bem como a garantia aos Direitos Humanos.

 

 

Visitação

O Museu Índia Vanuíre está localizado à rua Coroados, nº 521, em Tupã (SP), e está aberto à visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Nas quintas-feiras, o horário é estendido até às 20h. Visite https://museuindiavanuire.org.br/ ou siga nas redes sociais (Instagram: @museuindiavanuire | Facebook: / museuindiavanuire).