Semana Monteiro Lobato é atração no Sítio do Picapau Amarelo em Taubaté

Em abril, visitantes poderão participar de atividades culturais e educativas durante a homenagem ao patrono da instituição

ter, 13/04/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

A partir desta terça-feira, 13, até domingo, 18, acontece em Taubaté a 58ª edição da Semana Monteiro Lobato. Promovido pelo Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, o evento reúne oficinas pedagógicas, narrativas de histórias, brincadeiras, espetáculos teatrais, apresentações de dança e shows de mágica e música, que o público pode curtir sem pagar nada.

Com o objetivo de resgatar a memória e a literatura de um dos maiores escritores brasileiros, a Semana Monteiro Lobato foi iniciada quatro anos após o falecimento do escritor, pelo jornalista e amigo, Oswaldo Barbosa Guisard. A homenagem faz parte do calendário oficial da cidade e da vida dos moradores de Taubaté – além do espaço do museu, outros pontos da cidade também realizam atividades.

Entre as atrações da semana, os destaques são as oficinas pedagógicas e brincadeiras realizadas no quintal do museu, as exposições temporárias e a mostra “Lobato Vida, Realidade e Sonho”, que faz parte do acervo da instituição e fica em cartaz na Rodoviária da cidade a partir desta terça-feira, 13.

De acordo com a coordenadora do museu, Cristina Lopes, é importante resgatar a memória e prestar essa homenagem a Monteiro Lobato pela contribuição e influência que suas obras têm na formação da personalidade e no intelecto das pessoas. “Com uma linguagem atual e direta, o escritor aborda assuntos delicados e polêmicos naturalmente, explicando, de forma bem simples para crianças, assuntos que poderiam causar desconforto.”

Clique aqui e veja a programação completa.

Da Secretaria da Cultura