Semana do Meio Ambiente terá uma série de eventos promovidos pelo Governo Estadual

nd

seg, 05/06/2000 - 17h44 | Do Portal do Governo

Segunda-feira, dia 5 – Secretaria Estadual do Meio Ambiente utilizará imagens de satélite norte-americano para monitoramento ambiental:

O secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, assinará a resolução criando o NATA -Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Avançada, que realizará um trabalho de monitoramento ambiental por meio de imagens de satélites. Um desses satélites será o Ikonos, da empresa Space Imaging, uma tecnologia usada pelas forças armadas norte-americanas para uso militar e que agora será empregada para atividade civil.
O primeiro trabalho da nova ferramenta para defesa do meio ambiente será o monitoramento dos bairros de Cubatão, onde estarão sendo realizadas as obras de construção da segunda pista da rodovia dos Imigrantes.

Data: Segunda-feira, dia 5 de junho de 2000
Horário: Abertura às 10 horas e assinatura da resolução para criação do NATA às 12h30
Local: Avenida Professor Frederico Hermann Jr., nº 345, Alto de Pinheiros – São Paulo/SP

Terça-feira, dia 6 – Interior terá medição diária da qualidade do ar:

A Cetesb inaugurará as estações de monitoramento da qualidade do ar nas cidades de Sorocaba, às 9 horas; Campinas, às 11h30; e São José dos Campos, às 14 horas. Com a entrega dessas novas estações, o setor de monitoramento automático da qualidade do ar no Estado passa a ter 28 estações telemétricas operadas pela agência ambiental – 25 na Região Metropolitana de São Paulo e Cubatão, e mais três no Interior.
Em Campinas, a estação foi instalada na Escola Estadual Carlos Gomes, à Av. Anchieta, 80. Em Sorocaba, na Escola Estadual Monsenhor João Soares. E em São José dos Campos na rua Ana Gonçalves da Cunha, nº 30, no Jardim Jussara.

Sexta-feira, dia 9 – Soltura de animais no Parque Estadual da Serra do Mar e de animais marinhos na Ilha Anchieta:

A Secretaria do Meio Ambiente promoverá, às 8h30, a soltura de animais (Jacutingas, Jacu-guaçu, Macucos e Nambus-guaçus) no Núcleo Caraguatatuba, do Parque Estadual da Serra do Mar, em Caraguatatuba. Esses animais, ameaçados de extinção, são provenientes dos Criadouros Científicos da Cesp, que tem contribuído sistematicamente desde 1998 para o povoamento de aves no Núcleo Caraguatatuba.
Por volta das 10:30 horas, responsáveis pelo Projeto Tamar farão a soltura de tartarugas no Parque Estadual da Ilha Anchieta, em Ubatuba.

Sábado, dia 10 – Inauguração do Museu da Madeira no Horto Florestal e Núcleo de Visitação na Cantareira:

Será reaberto o Museu Florestal Octávio Vecchi. Localizado no Horto Florestal, o museu passou por ampla restauração dos afrescos pintados em 1930. As pinturas reproduzem exemplares da flora, com
44 espécies de árvores nativas. O acervo do museu tem como finalidade mostrar o uso racional da madeira e a variedade da flora lenhosa existente no Estado de São Paulo. Os diversos empregos da madeira aparecem em peças de mobiliário, escultura, xilografia, entalhe e charão, técnica de verniz de laca originária da China e do Japão.
Também será entregue no Sábado o Núcleo Águas Claras, um espaço de visitação e atividades de educação ambiental no Parque Estadual da Cantareira.