Semana do Meio Ambiente do Metrô encerra-se amanhã

Cerimônia de encerramente acontece às 9 horas no audiório da Bovespa

seg, 04/06/2007 - 11h48 | Do Portal do Governo

Na próxima terça-feira, 5, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o auditório da Bovespa será palco para a sessão de encerramento da Semana Metrô do Meio Ambiente. O evento começa às 9 horas e contará com a presença de diversas autoridades, entre elas o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, o presidente em exercício do Metrô, José Jorge Fagali e o presidente da Cetesb, Fernando Cardozo Fernandes Rei.

Ao final, haverá uma cerimônia com plantio de árvores na estação São Bento do Metrô, simbolizando a neutralização das emissões de gases de efeito estufa. O grande público alvo são os próprios funcionários do Metrô, mas a apresentação é aberta a toda comunidade.

O ciclo de palestras começou no último dia 29 e reuniu diversos especialistas convidados e técnicos do Metrô, que apresentaram conceitos, experiências e casos práticos sobre a importância do transporte público eficiente e não poluente para o desenvolvimento sustentável das cidades.

Na pauta, o debate de simples iniciativas, como o reuso da água da lavação de trens, já em operação na Linha 5 – Lilás. O projeto agora deve ser implantado nos terminais das estações Jabaquara (Linha 1 – Azul) e Corinthians-Itaquera (Linha 3 – Vermelha). O uso racional da água também ganhou atenção especial no pátio da Linha 2 – Verde. Um programa específico foi criado para aperfeiçoar a manutenção das instalações sanitárias.

Quem conferiu as palestras ainda pode conhecer mais sobre licenciamento ambiental, impactos da poluição sonora na saúde e qualidade de vida e gestão do consumo de energia. A palestra desta terça-feira, “Diálogo para o Desenvolvimento Sustentável”, será proferida pelo secretário de transportes metropolitanos, José Luiz Portella.

A iniciativa foi tão bem recebida que os auditórios estiveram lotados em todas as palestras. “A freqüência está muito acima do esperado”, contou Luiz Antônio Cortes Ferreira, do departamento de gestão ambiental e sustentabilidade do Metrô. Como as palestras são sempre em diferentes locais, todos os funcionários do órgão tiveram oportunidade de se aprofundar nos temas em debate.

Metrô

O transporte coletivo de passageiros é uma das formas mais eficientes de reduzir a emissão de gases tóxicos na atmosfera e combater o aquecimento global. Cortes Ferreira lembra que, somente em 2006, 822 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) deixaram de ser emitidas por conta das pessoas que usaram o metrô ao invés de outros veículos como automóveis de passeio ou ônibus.

A medida também se reflete na emissão de outros gases, como o monóxido de carbono. Em 2006, 57 mil toneladas de outros poluentes diversos do CO2 deixaram de ser emitidos com o uso do metrô como transporte. “O metrô é uma medida fundamental para o desenvolvimento sustentável, seja no aquecimento global, seja na redução do consumo de energia”, explica Ferreira. Segundo ele, o metrô consome 21 vezes menos energia por passageiro do que um automóvel comum.

Serviço:

Auditório da Bovespa

 Rua XV de Novembro, 275, 1° andar

Manoel Schlindwein