Semana do Meio Ambiente da USP tem filmes e debates abertos ao público

Os filmes com foco na temática ambiental serão exibidos de segunda a sexta-feira

sáb, 31/05/2008 - 17h19 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Universidade de São Paulo (USP) realiza, de 2 a 6 de junho, a Semana do Meio Ambiente na USP. O evento contará com debates e exibições de filmes. A programação completa, fornecida aqui, também está disponível na internet.

A semana é promovida pelo Programa de Uso Racional da Água (Pura-USP), Programa Permanente para o Uso Eficiente da Energia (Pure-USP), Programa USP Recicla e Agência USP de Inovação. Tem o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

A abertura da semana será nesta segunda-feira, às 9h30, no Auditório Professor Paulo Ribeiro de Arruda, que fica no Prédio da Engenharia Elétrica, da Escola Politécnica (Poli). O endereço é Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 158, Cidade Universitária – São Paulo. Na ocasião, estarão presentes representantes do USP Recicla, Pure, Pura e o vice-diretor da Poli, professor José Roberto Cardoso.

Água, Resíduo, Energia – Quem paga pra ver? Uma vida saudável para nós e para as futuras gerações! é o tema do debate que ocorrerá às 9h45. Os debatedores serão os professores Paulo Saldiva (Faculdade de Medicina da USP), Ladislau Dowbor (Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP), Valquíria Padilha (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto – Fearp da USP) e o engenheiro Wilson Passeto, diretor da ONG Água e Cidade e ex-presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais e Equipamentos para Saneamento (Asfamas).

Às 12 horas, o público poderá fazer perguntas aos debatedores. O evento, aberto a todos os interessados e sem necessidade de inscrição prévia, está programado para terminar às 13 horas. A Semana conta ainda com uma mostra de filmes seguida de debates no Cinusp, que fica na Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 04, Cidade Universitária – São Paulo

Programação de Filmes (seguidos de debates)

Dia 2

16 horasIlha das Flores

(Brasil, 1989) – Cor, 12 minutos, DVD

Direção: Jorge Furtado

Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.Estamira

(Brasil, 2004) – Cor, 121 minutos, 35 mm

Direção: Marcos Prado

O documentário traça o perfil de Estamira, mulher de 63 anos, com problemas mentais e que, há mais de duas décadas, trabalha num aterro sanitário no Rio de Janeiro. Assuntos como saúde pública, vida nos aterros cariocas e miséria brasileira são colocados em pauta.

Debatedora: Eda Tassara, professora do Instituto de Psicologia da USP, com atuação em áreas como Problemática Socioambiental e Psicologia Ambiental

Dia 3

16 horasCésius 13.7

(Brasil, 2002) – Cor, 20 minutos, DVD

Direção: Beto Leão

Um repórter fictício retorna a Goiânia 13 anos após o acidente radioativo. As várias opiniões sobre o acidente apenas confrontam posições contraditórias, deixando para o espectador o poder de decisão e interpretação sobre os fatos.500 Almas

(Brasil, 2004) – Cor, 105 minutos, 35 mm

Direção: Joel Pizzini

Um filme etnopoético sobre a presença e ausência de memória, construído a partir do universo mítico e existencial dos índios Guatós, considerados oficialmente extintos nos anos 60 e que hoje lutam para reatar com sua ancestralidade. Ao recriar o imaginário dessa cultura milenar, o filme reflete sobre a importância da língua e da terra para a formação da identidade étnica.

Debatedor: Joel Pizzini, cineasta e documentarista, realizou, entre outros, os filmes Enigma de um Dia (1996) e Caramujo-Flor (1988)

Dia 4

16 horasNarradores de Javé

(Brasil, 2003) – Cor, 100 minutos, 35 mm

Direção: Eliane Caffé

Elenco: José Dumont, Matheus Nachtergaele, Rui Resende

Moradores de Javé, povoado ameaçado de extinção – pois será encoberto pelas águas de nova hidrelétrica – se unem para reconstruir, com testemunhos da memória oral, sua história. A empreitada é realizada ora com grandeza épica, ora com deboche.18 horas

Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá

(Brasil, 2007) – Cor, 89 minutos, DVD

Direção: Sílvio Tendler

O filme apresenta a última entrevista do geógrafo Milton Santos, na qual ele traça um painel das desigualdades entre o norte rico e o mundo do sul saqueado, apresentando alternativas e um prognóstico otimista sobre o futuro da humanidade.

Debatedora: Maria Laura Silveira, geógrafa e professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Publicou dois livros com Milton Santos e atua em temas como globalização e uso do território, problemas regionais, entre outros.

Dia 5

16 horasMudanças do Clima, Mudanças de Vida

(Brasil, 2006) – Cor, 15 minutos, DVD

Greenpeace

Filme produzido pelo Greenpeace Brasil que mostra mudanças ambientais aqui no País e no mundo. São imagens de secas extremas, inundações, furacões, e também de pessoas que perderam suas casas, plantações, animais, fé. O filme mostra que tudo isso não é coisa só de cinema. Que essa já é uma realidade, enfrentada inclusive por brasileiros em diversas regiões.Uma verdade inconveniente

(EUA, 2006) – Cor, 100 min, DVD

Direção: Davis Guggenheim

De acordo com cientistas, temos apenas dez anos para deter uma catástrofe que destruirá o Planeta, com temperaturas extremas, alagamentos, secas e epidemias. O documentário mostra a cruzada de Al Gore, político norte-americano e ativista ecológico, contra o aquecimento global.

Debatedores: Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP, trabalha com Física aplicada a problemas ambientais, atuando principalmente nas questões de mudanças climáticas globais, meio ambiente na Amazônia, Física de aerossóis atmosféricos e poluição do ar urbana; Ricardo Baitelo, engenheiro, doutorando pela Poli-USP e coordenador da campanha de energias renováveis do Greenpeace.

Dia 6

16 horas

Arraial do Cabo

(Brasil, 1967) – P&B, 17 minutos, DVD

Direção: Paulo César Saraceni e Mario Carneiro

Documentário de 1959 sobre a instalação de uma indústria química em um reduto de pescadores.O Pesadelo de Darwin (Darwin’s Nightmare)

(Áustria, Bélgica, França, Canadá, Finlândia, 2004) – Cor, 107 min, DVD

Direção: Hubert Sauper

Há 50 anos, uma espécie de peixe foi introduzida no Lago Vitória, na Tanzânia. Esta espécie, originária do Nilo, predou todas as outras na região e causou diversos desequilíbrios ecológicos. Sendo uma especiaria na Europa, vários cargueiros transportam compulsoriamente as pescas do local, em troca de armamentos, roubando assim o único sustento das populações ribeirinhas.18h20

Sociedade do Automóvel

(Brasil, 2005) – Cor, 39 minutos, DVD

Direção: Branca Nunes e Thiago Benicchio

Cenas de uma cidade (São Paulo) degradada pelo planejamento urbano equivocado, pela devoção ao automóvel e pelo uso irracional do transporte particular.

Debatedor: Marco Aurélio Lagonegro, arquiteto, urbanista, professor, conferencista e tradutor. Doutor pela FAU-USP com a tese “Metrópole sem Metrô”, sobre os antecedentes da construção desse sistema de transporte em São Paulo.

SERVIÇO

Semana do Meio Ambiente na USP

Programação completa no endereço:

www.pea.usp.br

Da Agência USP de Notícias