Semana do Meio Ambiente começa com abertura da Trilha da Nascente do Riacho Ipiranga

Área conta com trechos totalmente preservados de Mata Atlântica e passa pelo local do grito da Independência

dom, 04/06/2006 - 8h00 | Do Portal do Governo

A Semana do Meio Ambiente será comemorada com um presente para a população: a abertura oficial da Trilha da Nascente do Riacho Ipiranga, implantada em uma área com trechos totalmente preservados de Mata Atlântica, até recentemente utilizada apenas para pesquisas científicas, no Jardim Botânico de São Paulo, uma das unidades da Secretaria Estadual do Meio Ambiente abrigadas pelo Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. Com a inauguração, marcada para às 11 horas do próximo domingo (04/06), o visitante terá acesso também a um importante ponto histórico, ao caminhar junto às margens e atingir uma das nascentes do Riacho do Ipiranga, palco da declaração da Independência do Brasil.

Além de uma opção de turismo e lazer, concebida para facilitar o ingresso à mata, possibilitando o acesso e a percepção do ambiente à maior quantidade de pessoas, a trilha é considerada um importante instrumento de educação ambiental. Com 360 metros de extensão e 3 áreas de observação, o visitante vai percorrer inicialmente um trecho de mata em recuperação, seguindo para uma área com grande concentração de palmitos, além de árvores imensas, cipós e bromélias, podendo inclusive se deparar com macacos, tucanos e preguiças, antes de chegar à nascente onde se vê a água límpida brotar do chão.

Com um deque de madeira sobre uma estrutura de eucalipto de reflorestamento, a trilha foi projetada e construída de forma a não causar impactos negativos na mata, pois é totalmente elevada em toda sua extensão, chegando a atingir quatro metros de altura em alguns trechos, o que evita qualquer contato do visitante com o solo. Todas as árvores foram mantidas, inclusive várias delas ultrapassando o piso. Algumas mudas foram replantadas e as espécies vegetais importantes estão identificadas.

Para permitir o acesso de pessoas idosas e com limitação de mobilidade, o Jardim Botânico de São Paulo adquiriu um veículo elétrico que estará disponível na portaria da instituição. Além disso, o caminho que leva o público até o início da trilha elevada foi pavimentado com solo-cimento, uma tecnologia que usa a terra do local adicionada a cimento e garante suas características rústicas de textura e cor.

Completando as ações de melhoria do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, o Jardim Botânico providenciou a reforma das calçadas da Avenida Miguel Estéfano, que ganharam gramados e jardins em grande parte de sua extensão que corta o Parque. Estas novas atrações se somam a outros esforços do Governo do Estado de São Paulo para ampliar as opções de educação, lazer e inclusão social a toda população.

Da Secretaria do Meio Ambiente