Semana do Meio Ambiente: Censo aponta crescimento da vegetação natural em SP

LUPA demonstra que houve um aumento de 478 mil hectares de matas no território paulista em 12 anos

qui, 04/06/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

Uma das frentes que apresenta avanço quando o assunto é meio ambiente é a agricultura. Em São Paulo, o setor tem recuperado a vegetação natural, segundo o recente censo agropecuário do Estado. O Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (LUPA), realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, mostra que as propriedades rurais ampliaram sua cobertura florestal, passando de 10% para 11,87% da área total das fazendas.

Com relação ao levantamento anterior, feito há 12 anos, houve aumento de 478 mil hectares de matas no território paulista. A vegetação natural levantada no censo exclui os parques e reservas florestais, mantidos em unidades públicas de conservação ambiental, assim o acréscimo foi feito dentro de propriedades rurais de particulares.

Um dos projetos que coopera para estes números é o Mata Ciliar: nele são catalogadas áreas de preservação, declaradas por seus detentores, que se encontram em processo de recuperação florestal. Basicamente representam beiradas de brejo, nascentes d’água, margens de rios, córregos e reservatórios.

O número de propriedades que utilizam métodos de conservação do solo também passou de 147 mil para 180 mil. As práticas de controle de erosão se ampliaram em 22% nas propriedades rurais. O plantio direto, a mais avançada técnica sustentável da agricultura, passou de 550 mil para 760 mil hectares cultivados em São Paulo. Esse aumento também é resultado do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas e do incentivo do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) para o financiamento e compra de semeadoras de sistema de plantio direto.

O LUPA mostra ainda que as áreas de pastagens diminuíram de 51% para 39%, enquanto as de lavoura (temporárias, perenes, incluindo as de reflorestamento) passaram de 34% para 44% do total.

Todas as informações do LUPA estão disponíveis para consulta na internet, em três endereços diferentes: www.agricultura.sp.gov.brwww.iea.sp.gov.br  ouwww.cati.sp.gov.br/projetolupa