Semana contra a Dengue: campanha estadual mobiliza 25 mil agentes

Até o dia 27 de novembro haverá ações de alerta, combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti em todo o Estado de São Paulo

qua, 25/11/2015 - 12h37 | Do Portal do Governo

Estamos na Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue, até o dia 27 de novembro, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com o Cosems-SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo).

O objetivo da campanha é conscientizar os gestores municipais e a população em geral sobre a importância das ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

No total, cerca de 25 mil agentes de saúde, municipais e estaduais, participarão das ações que serão organizadas pelas prefeituras com base nas características e peculiaridades de cada município.

Ações da campanha
Estão previstos mutirões para eliminação de criadouros do Aedes Aegypti, campanhas de conscientização em espaços públicos, escolas e junto aos meios de comunicação sobre prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, panfletagem, palestras e divulgação de informações sobre sinais e sintomas da doença, entre outras ações.

“O combate à dengue requer esforços do poder público em parceria com a população, uma vez que 80% dos criadouros do mosquito estão no interior das residências. Esta semana especial será um importante alerta para mobilizar as pessoas em torno do enfrentamento da doença e da guerra contra o Aedes Aegypti”, afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

O que já está sendo feito
Desde janeiro, a Secretaria vem encaminhando agentes estaduais da Sucen para apoiar os municípios de diferentes regiões do Estado em ações de nebulização, além do envio de máquinas pesadas.

Em setembro, a pasta promoveu, na capital paulista, um grande encontro estadual sobre dengue para o qual foram convidados prefeitos e secretários municipais de saúde dos 645 municípios paulistas.

O evento teve como objetivo alinhar com todos os municípios do Estado estratégias conjuntas de enfrentamento dadengue e estreitar a articulação entre os órgãos. Foi definida a contratação de mais 500 agentes da Sucen, totalizando 1.000, para apoiar as ações das prefeituras.

Do Portal do Governo do Estado