Selos exibem variedades de frutas do Instituto Agronômico

São dez selos, com tiragem de três milhões de exemplares

seg, 15/03/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

Três variedades de frutas do Instituto Agronômico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (IAC/Apta), órgão que reúne os institutos de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, estampam selos de cartas da Agência Nacional de Correios e Telégrafos, com o tema “Emissão Mercosul: Circuito das Frutas – Turismo Rural”.

São dez selos, com tiragem de três milhões de exemplares. Cada modelo representa a fruta símbolo de um município do Circuito das Frutas, região de Jundiaí. Oito das dez fotos são de autoria de Fernando Picarelli Martins, pesquisador aposentado do IAC e ex-chefe da Estação Experimental de Jundiaí, atual Centro de Frutas do instituto.

As variedades Uva Máximo IAC 138-33, Pêssego Petisco-2 IAC 370-8 e Ameixa Centenária IAC SR-51 ilustram, respectivamente, as cidades de Vinhedo, Itupeva e Jarinu. As demais frutas presentes nos selos são: morango, acerola, caqui, pêssego, uva Niágara Branca, maracujá e figo roxo e representam, as cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Valinhos.

Existem critérios rigorosos para a elaboração de selos pelos Correios – somente são escolhidos relevância nacional ou internacional. O Circuito das Frutas se encaixa nesses critérios pela importância da fruticultura para a exportação do Brasil. Segundo o site oficial dos Correios, a Rússia é a maior importadora de frutas frescas brasileiras e esse mercado, com um grande potencial de crescimento, têm outros destinos como o Canadá, Emirados Árabes, China, Estados Unidos e países do Leste Europeu.

As frutas comercializadas contam com inúmeras contribuições do IAC, que atua no desenvolvimento de novas variedades de frutíferas e de tecnologias que contribuem para a expansão da fruticultura no Estado de São Paulo e em outras regiões brasileiras.

Entre os auxílios do IAC, está o melhoramento genético de frutas de clima temperado, subtropical e tropical. Destacam-se ainda os trabalhos com a cultura da videira, que também tem importância na região do Circuito das Frutas. Paralelamente a esse trabalho, o IAC tem importante participação no aprimoramento de técnicas para o cultivo de frutíferas, com resultados relevantes no aumento da produtividade e qualidade dos frutos.

Esses aperfeiçoamentos contribuem para a otimização de mão-de-obra, redução do impacto ambiental e diminuição do uso de defensivos agrícolas, colaborando para uma produção sustentável. Além disso, o IAC leva informações para congressos, simpósios, workshops e cursos possibilitando que produtores e trabalhadores rurais coloquem em prática todo o resultado do trabalho realizado pelos pesquisadores.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento