Selo destacará hospitais que preservam o ambiente

Algumas unidades já desenvolvem ações de reflorestamento, tratamento de efluentes e reciclagem

ter, 08/04/2008 - 9h08 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde vai conceder um selo aos hospitais da rede estadual que adotarem medidas visando à preservação ambiental e o bom uso de recursos hídricos. A certificação será oferecida anualmente às unidades que iniciarem ações efetivas, tais como educação ambiental para a comunidade, plantio e reflorestamento no espaço do hospital e entorno, tratamento de efluentes, coleta seletiva de lixo e reciclagem.

Algumas unidades do Estado já desenvolvem projetos nesse sentido. As ações, juntas, foram responsáveis pela reciclagem de cerca de 60 toneladas de papel e 5 milhões de metros cúbicos de esgoto hospitalar. Além disso, eliminou-se a utilização de aparelhos com mercúrio férrico, houve o plantio de 15 mil mudas de árvores e iniciou-se a coleta seletiva de lixo em diversas unidades hospitalares.

Em Ribeirão Preto, o Hospital Psiquiátrico Santa Tereza refloresta com árvores nativas toda a sua área. “Pacientes e funcionários uniram-se no plantio e conseguimos reflorestar 43 mil metros quadrados”, informa a diretora do hospital, Amábile Xavier. Foram plantadas 4,5 mil mudas nativas do cerrado.

Na capital, bons exemplos vêm do Hospital Geral de Pirajussara e do Hospital Geral de São Mateus. As duas instituições eliminaram todos os aparelhos que utilizavam mercúrio férrico, iniciaram a coleta seletiva de lixo e adotaram atitudes pioneiras que alteram a cultura dos usuários das unidades hospitalares.

No Hospital Geral de São Mateus, está em andamento um concurso com o tema “Quem recicla mais?”. Os diversos setores do hospital entraram na disputa para ver quem recicla a maior quantidade de papel. A ação é multidisciplinar e será avaliada pela equipe de limpeza. O objetivo é educar de maneira lúdica, para tornar a reciclagem um hábito na unidade. 

Coleta seletiva – Nos hospitais estaduais de São Paulo e órgãos ligados à Secretaria da Saúde, a coleta seletiva é uma realidade. Os hospitais Geral de Guarulhos, Darcy Vargas, Centro de Vigilância Sanitária, Mandaqui, São Mateus, Padre Bento, Pirajussara e Cândido Fontoura são alguns exemplos de experiências bem-sucedidas de coleta de resíduos sólidos.

O Hospital Geral de Pirajussara, por exemplo, treinou funcionários para atuar como vigilantes do meio ambiente, verificando como cada setor tem agido com o lixo e a separação dos recicláveis. “Por meio dessa ação conseguimos verificar onde estavam as falhas de comunicação e atuar com maior precisão na mudança de hábitos dos usuários do hospital”, diz Maria Olívia Lenharo Nishidate, coordenadora do projeto de educação ambiental. 

Da Secretaria da Saúde