Selo da Diversidade certifica empresas e valoriza pessoas

Conheça como pessoas são beneficiadas com a nova medida do Estado que incentiva ações de inclusão nas empresas

sáb, 22/08/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

A luta pela igualdade de direitos ganhou nesta semana um forte aliado: o Selo Paulista da Diversidade. Em iniciativa inédita no País, o governo certifica empresas que adotam políticas de inclusão. Uma abertura no mercado de trabalho às pessoas com deficiência, aos grupos étnicos discriminados e à diversidade sexual.

Uma vitória representada pelos passos de Rafael Varella Marques e Amanda dos Anjos Ferreira Fernandes que, dentre outras funções, percorrem a Comgás distribuindo a correspondência. Rafael possui deficiência física e Amanda, auditiva. A contratação de pessoas com deficiência acontece na empresa desde 2004. Hoje, a cota estabelecida por lei foi até ultrapassada.

Rafael comemora o que aprendeu em cinco anos de casa. “Sou mais paciente e sei me valorizar, até mesmo fora daqui. Antes, quando alguém fazia piada sobre minhas condições, ficava calado, hoje, não faço mais cara de choro, sei conversar, responder e me defender”, diz orgulhoso e com um sorriso estampado o jovem de 25 anos. Com o mesmo sorriso, ele atende às pessoas da empresa e é recebido pelos colegas quando vai fazer alguma entrega. “Olha o Rafinha”, diz o coro do escritório. Antes de começar o programa de inclusão, um trabalho de conscientização foi realizado entre os todos os funcionários e gestores.

Distribuir a correspondência, organizar arquivos, separar documentos entre as plantas da empresa e checar o funcionamento do auditório são algumas das atividades desenvolvidas não só por Rafael, como também por Amanda. Na função há apenas um mês, ela concilia o trabalho com a faculdade de administração. “É tudo normal”. Assim define a execução de seu trabalho e estudos a garota de 19 anos que não tem tempo ruim quanto à sua deficiência.

Assim como os outros funcionários com deficiência, eles passam por constantes capacitações, como inglês, informática e redação. Outra empresa que também oferece cursos a este público é a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL). “Temos parcerias com faculdades como a Unicamp, assim este funcionário passa meio período no trabalho e outro na faculdade”, diz o gerente da divisão de sustentabilidade e responsabilidade corporativa, Henrique Lian.

O trabalho em prol da diversidade começou em 2003 a partir de um mapeamento das minorias dentro da CPFL. São pessoas acima dos 40 anos, de diferentes etnias, que estão fora do mercado há muito tempo ou com deficiência. No departamento de recrutamento e seleção interna (RH), está um deles: Thiago Francisco Torres Vaz da Silva, de 30 anos, que possui deficiência física. “Aqui, participamos de seminários, cursos e palestras, não só abordando nossa deficiência, mas todos os temas corporativos que permitem nosso crescimento”, revela.

O Selo dentro das empresas

A Comgás e a CPFL são duas das 24 organizações certificadas na categoria Adesão, outorgado àquelas que estão estruturando programas de inclusão. “Estamos muito felizes com o selo. É assim mesmo que se avança internamente e externamente. Através de políticas públicas se ganha muito mais força”, diz o gerente Lian. Para este ano, a CPFL prepara um mapeamento de minorias nos fornecedores e clientes e continua com a contratação em prol da inclusão e reformas de acessibilidade nos prédios.

Já na Comgás, outros programas também estão previstos, como a inclusão de companheiros do mesmo sexo no benefício do plano de saúde e a maior inserção de mulheres em cargos de chefia. Segundo a gerente de Desenvolvimento Organizacional e Comunicação Interna, Talita Tofanelli, as ações ganham um reconhecimento e impulso com o Selo da Diversidade. “Trabalhamos para que a diferença entre as pessoas seja uma vantagem para a empresa. A soma dos conhecimentos, histórias de vida e opiniões das pessoas é uma grande riqueza que buscamos valorizar a cada dia”, finaliza a gerente, explicando o crescimento que a palavra diversidade pode trazer às pessoas e empresas.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo