Seleção de professores para salas de leitura começa nesta segunda

Inscrição deve ser feita nas próprias escolas até 13 de março

dom, 08/03/2009 - 9h13 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação abre nesta segunda-feira, 9, inscrições para professores que desejam ser os responsáveis pelas salas leituras de 507 escolas estaduais, que serão remodeladas, terão profissionais treinados para o atendimento de alunos e ficarão abertas em tempo integral. As escolas (400 na Grande São Paulo e 100 no interior) foram escolhidas para o novo sistema de funcionamento das salas de leitura por terem espaço para leitura com mais de 25 metros quadrados e mantê-los fechados.

As inscrições devem ser feitas até 13 de março, nas próprias escolas. Para participar da seleção o professor deve ter o mínimo de três anos de experiência como docente; diploma de licenciatura plena (de preferência em Letras); e, preferencialmente, ser readaptado, ou seja, aqueles que não podem trabalhar em salas de aula por motivo de saúde, como ter alergia a giz ou problemas de coluna. Se não houver professores nestas condições, ou se o readaptado não se encaixar no perfil de responsável pela sala de leitura, serão definidos professores temporários para a nova atribuição.

Os interessados devem manifestar interesse à direção da escola e podem se inscrever em apenas uma Diretoria de Ensino. A seleção levará em conta projeto de trabalho do professor e entrevista sobre o projeto de remodelação das salas de leitura. Os diretores de escola devem encaminhar as listas de selecionados até 27 de março.

Salas remodeladas devem abrir no mês de abril

A expectativa é que as salas de leitura comecem a funcionar com profissionais de “plantão” no mês de abril. “Vamos criar um mediador de leitura. O professor que ficará responsável por planejar as atividades de leitura, que passarão a fazer parte do currículo escolar”, afirma a coordenadora de Estudos e Normas Pedagógicas , Valéria Souza.

A Proposta Curricular do Estado para 2009 traz referências ao uso de salas de leitura pelos professores, já com a figura dos mediadores de leitura.

Além do professor responsável e de funcionar em tempo integral, as salas de leitura remodeladas terão até dois computadores (dependendo do tamanho da sala), novo acervo de leitura, ventiladores, mesas de leitura e mesas de leitura para alunos com cadeiras de rodas. O novo modelo também permitirá que as obras dos acervos das escolas sejam emprestadas para os alunos.

A partir do segundo semestre, a Secretaria da Educação colocará também um estagiário em cada sala de leitura. Eles serão selecionados neste semestre.

A meta da Secretaria da Educação é ter o novo sistema de funcionamento nas salas de leitura em 1.000 escolas até o fim deste ano e atingir toda a rede estadual até o fim de 2010.

Serviço

  • Seleção para professor responsável por sala de leitura em 507 escolas
  • Inscrições: de 9 a 13 de março
  • Onde: Diretamente na escola (escolha de apenas uma Diretoria de Ensino)
  • Requisitos para a função: Preferencialmente, ser readaptado (a Secretaria tem 11.500 nesta condição), com rol de atividades compatíveis às que serão desenvolvidas nas salas de leitura. Se não houver re-adaptado na escola ou o re-adaptado não se encaixar no perfil, serão definidos professores temporários para a nova atribuição.
  • Ter três anos de experiência como docente
  • Ter diploma de licenciatura plena, preferencialmente em Letras
  • Ser leitor assíduo
  • Conhecer as atividades cotidianas da escola
  • Dominar programas e ferramentas de informática
  • Seleção: Entrevista que levará em conta projeto de trabalho
  • Entrevista: até 23 de março – com comissão de diretor, professor-coordenador e supervisor
  • Listas de selecionados devem ser encaminhadas para Diretorias de Ensino até 27 de março

Da Secretaria da Educação