Seleção de gado leiteiro evita riscos à saúde humana

Unesp de Jaboticabal desenvolve pesquisa que identifica genes bovinos

qua, 04/07/2012 - 18h24 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Unesp de Jaboticabal desenvolve desde 2011 uma pesquisa que seleciona o gado leiteiro de modo a evitar riscos à saúde humana. O trabalho prevê a definição da identidade dos genes bovinos, possibilitando assim uma seleção dos melhores animais para produção.

O projeto busca identificar os alelos (formas alternativas) do gene da beta-caseína (uma das proteínas do leite) em bovinos leiteiros. Por meio da identificação, o pecuarista pode selecionar animais no rebanho que tenham somente variações da proteína da beta-caseína sem mutações que possam desenvolver diabetes, doenças do coração e autismo em pessoas com pré-disposição.

Foram avaliados 295 animais da raça Gir, que de acordo com o professor Humberto Tonhati, coordenador do projeto, “é uma raça importante no contexto de produção de leite de regiões tropicais como o Brasil, sendo muito utilizada em cruzamentos com outras raças”.

A pesquisa compreendeu a classificação dos animais, coleta de material biológico, extração de DNA, genotipagem dos animais, processamento dos resultados e envio dos resultados aos produtores. O trabalho de genotipagem é gratuito e é realizado pelo Laboratório de Genética Molecular do departamento de Zootecnia da FCAV – Unesp de Jaboticabal.

Do Portal do Governo do Estado