Seleção da Fundação CASA faz amistoso contra o Corinthians

Jogadores foram selecionados pelo tri-campeão mundial e ex-jogador do Corinthians, Zé Maria e serão observados por olheiros

qua, 20/05/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Fundação CASA procura tirar os adolescentes da rotina diária das Unidades de Integração e, por meio do esporte, reintegrá-los à sociedade. Para isso, a entidade promove diversas ações como a Copa CASA, um torneio de futebol que teve a participação de mais de 900 jovens de todo o Estado de São Paulo, divididos em 63 equipes. Foram 71 jogos e 271 gols assinalados – o que dá uma média de 3,8 gols por partida.

Os 22 atletas que mais se destacaram na competição foram convocados para fazer parte da seleção da CASA e vão disputar na quinta-feira, 21, às 10h, um amistoso contra o time juvenil do Corinthians. O jogo será realizado no Centro de Treinamento do Corinthians, em Itaquera.

A seleção foi feita pelo tri-campeão mundial e ex-jogador do Corinthians, Zé Maria. “Espero que por meio do esporte eles (jovens) consigam uma oportunidade”, comenta. “Todos os que foram selecionados para fazer parte da seleção tem potencial para se tornar jogador profissional”.

“O esporte em geral e o futebol, em particular, permitem que a gente trabalhe valores como o respeito ao próximo e aos adversários, a disciplina e o reconhecimento de regras e a importância do trabalho em equipe, além de ser uma grande ferramenta de promoção de saúde e de qualidade de vida”, diz Berenice Giannella, presidente da CASA.

Fundação CASA

A Fundação CASA substituiu a antiga Febem em dezembro de 2006. A instituição não registra rebeliões ou motins há pelo menos cinco meses. Em 2007, foram três ocorrências, contra 28 em 2006 e 53 em 2005.

O sucesso da nova fórmula se deve à descentralização do atendimento com a construção de pequenas unidades no interior do Estado, projeto iniciado a partir de 2006 com o governador José Serra. Ao todo, há 39 novas unidades em funcionamento no interior e na Grande São Paulo – a meta é chegar a 57. Cada unidade tem capacidade para apenas 56 internos.

Algumas medidas utilizadas para a reintegração dos menores são a divisão conforme o grau de periculosidade, educação continuada, acompanhamento médico e psicológico. Neste período de mudanças, os funcionários da Fundação passaram por processos de capacitação, desenvolvidos por uma Escola de Formação e Capacitação criada pela CASA em 2006.

Da Fundação CASA