Seja você também um voluntário da saúde

Iniciativas vão da leitura ao acompanhamento de pacientes em exames invasivos

dom, 27/09/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

Atuar numa instituição de saúde como voluntário exige tempo, carinho e dedicação. Ao mesmo tempo, o simples fato de colaborar na recuperação de pacientes é uma recompensa é gratificante. Se você se interessa pelo trabalho voluntário, não perca tempo e conheça os programas para voluntários oferecidos por hospitais e institutos de saúde do governo do Estado.

Se você optar por atuar como voluntário no Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, poderá colaborar no projeto Leia Comigo, uma iniciativa da Secretaria da Cultura e da Saúde que mantém no centro atendimento livros para empréstimo. Os voluntários são os responsáveis pela administração da biblioteca. Por mês, são emprestados de 100 a 120 livros.

O voluntário do CRT DST/Aids também pode ser um Cuidador Solidário, acompanhando pacientes que iriam sozinhos em exames invasivos, como endoscopia. O projeto é desenvolvido em parceria com a ONG Grupo de Incentivo à Vida (GIV).

Outra opção oferecida pelo CRT DST/Aids é a brinquedoteca, espaço dentro da pediatra em que crianças que vão passar em consultas encontram diversos brinquedos para se distraírem. Por mês, uma média de 100 a 120 crianças brincam no espaço. Os voluntários, que cumprem 4 horas semanais, desenvolvem as atividades durante todo o funcionamento do hospital.

Para ser voluntário no CRT, basta procurar a instituição e preencher uma ficha de cadastro. Antes de iniciarem as atividades, os interessados passam por uma entrevista.

Instituto Emílio Ribas

O Instituto Emília Ribas, localizado na zona oeste da capital, tem um projeto exclusivo para o voluntariado, o VerSocial. Além do espaço em que o voluntário pode atuar no auxílio aos pacientes, o projeto capacita entre 100 e 120 pessoas por ano.

No VerSocial, os voluntários trabalham duas horas por semana em atividades como arteterapia (tratamento terapêutico por meio da pintura), artesanato com material reciclado, meditação, massoterapia e leitura – projeto em que os voluntários lêem histórias para os pacientes.

Para ser voluntário no Instituto Emílio Ribas é preciso se inscrever no site www.versocial.org.br. O interessado assiste a uma palestra que expõe o trabalho que terá no hospital e confirma sua participação com o preenchimento de uma ficha para treinamento e entrevista com dirigentes do espaço.

Maternidades

As maternidades do Estado, Hospital e Maternidade Interlagos, Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros e Hospital Geral de Taipas, recebem voluntárias para acompanharem as gestantes das unidades. Elas auxiliam as futuras mamães antes, durante e após o parto. As interessadas precisam ser mulheres que já tiveram a experiência da maternidade e devem se inscrever nos próprios hospitais.

Serviço:

CRT DST/Aids
Rua Santa Cruz, 81, Vila Mariana
Tel.: (11) 5087 9878 (Brinquedoteca) e (11) 5087 9869/9868 (Leia Comigo)

Voluntariado do Instituto Emílio Ribas
www.versocial.org.br
Tel.: (11) 3896-1436

Hospital e Maternidade Interlagos
Tel.: 5668-1290

Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros
Tel.: 2694-0989, ramal: 284

Hospital Geral de Taipas
Tel.: 3973-0406Posto Clínica – Fundação Pró-Sangue

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo