Emergência 24 horas

Equipes treinadas da Defesa Civil estão de prontidão para prestar assistência durante vistorias de campo, remoção de pessoas de áreas de risco

ter, 11/09/2012 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) dispõe de um Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) que funciona 24 horas por dia com equipes treinadas e, em situações específicas, como durante a operação dos planos preventivos de defesa civil, conta com a parceria de diversos órgãos técnicos como o IPT e o IG, que realizam vistorias de campo, removem as pessoas de áreas de risco, ou interditando os locais”, explica o tenente Marcelo Kamada, diretor do CGE. Este centro é responsável por emitir boletins meteorológicos diários, extras (quando surgem condições mais severas) e especiais (quando estão previstas condições de maior gravidade).

O serviço de monitoramento meteorológico recebe informações dos radares de Bauru, Ponte Nova (Salesópolis), do Inpe, do Centro de Previsão de Tempo (Cpetec) e Estudos Climáticos do Instituto Na cional de Meteorologia (Inmet). Meteorologistas de plantão emitem diariamente boletins, além daqueles de alerta, para toda a rede do sistema de defesa civil, para prevenir sobre ocorrência de eventos mais graves, permitindo que algumas providências possam ser antecipadas. Os boletins são produzidos por três meteorologistas da Sonar Meteorologia. Marina Vicente Vieira é uma delas há cinco anos. “Fazemos boletins diários e de alertas nos períodos mais críticos. Colocamos à disposição o link ‘Olho Vivo” no site da Defesa Civil, que é atualizado a cada 30 minutos”, informa. Durante a Operação Verão, todo o efetivo da Defesa Civil trabalha em esquema de plantão. São cinco funcionários na equipe diurna e quatro na noturna (12 x 36 horas).

A cabo Vânia Orlandini trabalha na Defesa Civil desde 2001. “A experiência que marcou a minha vida e a de todos aqui na Defesa Civil foi o desastre com o avião da TAM. Já sabíamos que não havia sobreviventes, mas trabalhamos praticamente 24 horas ininterruptas e tentávamos dar suporte aos familiares, uma tarefa estressante”.

Educação

A Defesa Civil publica diversas obras jurídicas, técnicas e infor mativas de caráter geral. “Investimos, também, no público infantil. Criamos o Borbinha, em homenagem ao bandeirante Borba Gato, para dar conselhos e orientações de cidadania, na linguagem pedagógica adequada”, explica o major Walter Nyakas Jr, diretor do Departamento Estadual da Defesa Civil.

A Defesa Civil Estadual também tem parceria com a Jaica (Japan International Cooperation Agency). Durante 15 dias, o major participou de um seminário sobre prevenção de acidentes na cidade de Gumma (norte do Japão). “Há uma lacuna no Brasil. A comunidade não se envolve com os problemas como os japoneses. Lá, 10 mil pessoas participaram dos treinos em uma cidade de 40 mil habitantes. A participação da comunidade é um dos fatores mais importantes para que o sucesso da Defesa Civil seja completo”.

Da Agência Imprensa Oficial