Corpo de Bombeiros nas escolas

Curso, com 3.264 vagas, treina servidores da rede estadual de ensino para prevenção de acidentes, combate a incêndios e noções de primeiros socorros

qua, 17/10/2012 - 10h19 | Do Portal do Governo

Já começaram as inscrições para o programa Prevenção – Corpo de Bombeiros nas Escolas destinado a agentes de organização escolar do ensino fundamental, ciclo II (6º ao 9º ano) e ensino médio, na Grande São Paulo e interior. O cadastro deve ser feito até o dia 21 no site http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/prevencbe. O curso oferece 3.264 vagas e é feito em parceria com o Corpo de Bombeiros. O objetivo é treinar servidores da rede estadual de ensino para a prevenção de acidentes e combate a incêndios e transmitir noções de primeiros socorros. A iniciativa teve início em maio com 825 profissionais de escolas estaduais da capital.

Essa segunda etapa é voltada a agentes de organização escolar das Diretorias Regionais de Ensino de Americana, Bragança Paulista, Campinas Leste, Campinas Oeste, Capivari, Jundiaí, Limeira, Mogi Mirim, Piracicaba, Sumaré, São João da Boa Vista, Miracatu, Registro, Santos, São Vicente, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Jacareí, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Taubaté e Região Metropolitana de São Paulo.

Inscrições

Poderão se inscrever até dois agentes por escola, sendo que o curso é preferencialmente para aqueles que monitoram os alunos na entrada e saída das aulas e durante os intervalos. A ação tenciona capacitar os profissionais para lidar de forma adequada com eventuais incidentes no dia a dia e estimular nos estudantes o envolvimento na preservação da escola e o exercício da cidadania.

“O curso foi bem didático, com bom ambiente de aprendizagem, e me ajudou a esclarecer como proceder no pronto-atendimento e no combate a incêndios no cotidiano da escola”, opina Octavio Bonon Neto, agente de organização da EE Prof. Ennio Voss, do Brooklin (zona sul da capital), que participou da primeira edição.

A previsão é que o curso tenha início no dia 31. Com duração de 20 horas-aula, será realizado em cinco etapas, por meio de ambiente virtual de aprendizagem, o AVA (ensino a distância) da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores Paulo Renato Souza (Efap). A primeira fase vai abordar o tema prevenção a incêndios nas escolas. A segunda apresentará formas de utilização e conservação de equipamentos de segurança – extintores, hidrantes, alarmes. O foco da terceira etapa é instruir os participantes sobre como evitar acidentes escolares. O quarto tópico será voltado a primeiros socorros e acionamento dos órgãos de emergência. Por fim, o quinto vai contemplar questões de sobrevivência e plano de emergência.

Da Agência Imprensa Oficial