Campeãs em gestão

Sabesp e Polícia Militar são premiadas pela qualidade de gestão. Sabesp ganha prêmio máximo da categoria: Troféu Governador do Estado

ter, 23/10/2012 - 10h34 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa que opera sistemas de água e esgoto no Estado de São Paulo, foi reconhecida em diversas categorias no Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão 2012 (PPQG), conferido pelo Instituto Paulista de Excelência da Gestão (Ipeg). Sete dos 29 prêmios concedidos na 11ª edição do evento foram para a empresa, incluindo o Troféu Governador do Estado – nível máximo de premiação do PPQG – conquistado pela Unidade de Negócio Oeste – UNO, (que atende os municípios de Barueri, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Cotia, Vargem Grande Paulista, Itapevi, Carapicuíba, Jandira, Osasco, Taboão da Serra e parte de São Paulo – bairros do Morumbi, Jaguaré, Campo Limpo, Pirajussara e Butantã). A cerimônia de premiação ocorreu na semana passada no Palácio dos Bandeirantes. O prêmio é uma realização do Ipeg, para incentivar a melhoria da gestão nas empresas públicas e privadas do Estado de São Paulo. Este ano, 40 empresas concorreram à premiação. “O processo de avaliação envolveu mais de 150 pessoas, em regime de trabalho voluntário. E considerou a análise da qualidade da gestão, dos resultados obtidos e as perspectivas futuras dessas organizações a partir da implantação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), explica Roberval Tavares de Souza, diretor-presidente do Ipeg.

Milton de Oliveira, superintendente da Unidade de Negócio Oeste, comemora: “Investimos em modelo de gestão de qualidade desde 2000. Nosso objetivo é melhorar a qualidade no atendimento ao cidadão, sustentabilidade, eficiência, cuidado com o meio ambiente. Quem ganha é a sociedade, é o cidadão”. A UNO, da Sabesp, é a única organização no Brasil a ganhar por quatro vezes a premiação máxima: medalha de ouro do grande prêmio de inovação do setor: Inovação na Gestão do Saneamento (IGS), concedido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, além de classificar uma dezena de cases como finalistas da premiação.

PM

Policiamento ostensivo na prevenção de crimes, contravenções penais e violações de normas administrativas como prioridade de gestão, uma política voltada para os recursos humanos e para a valorização do policial militar. Esses foram alguns dos fatores que contribuíram para que cinco Batalhões do Comando da Polícia Militar do Interior (BPM/I), na região do Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba (Região 1) ganhassem o Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão.

Para conquistar o prêmio, os Batalhões da Polícia Militar da Região 1 se submeteram à apreciação de uma equipe examinadora, que acompanhou a rotina das unidades durante vários dias. Os critérios utilizados são inspirados no modelo do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). As cinco unidades campeãs são: 1º, 20º, 23º; 41º e 46º BPMIs. Também foram reconhecidas, pelo PPQG, as seguintes unidades da Polícia Militar: Comandos de Policiamento do Interior 7 (CPI-7) e 8 (CPI-8) e Comando de Policiamento Rodoviário (CPRV).

“Um policiamento inteligente, com uma distribuição estratégica dos recursos materiais e humanos e investimento em tecnologia são algumas das características que fazem desses Batalhões um modelo a ser seguido pelas outras unidades da Polícia Militar”, diz o coronel Roberval Ferreira França, comandante-geral da PM. O Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7), sediado em Sorocaba, conquistou a categoria Ouro na premiação do Ipeg. O comando possui diversas certificações na área de gestão, entre as quais o reconhecimento no Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ) 2011 como destaque no critério pessoas

“Com o objetivo de prestar bons serviços ao correspondente a 7% da comuni dade paulista, o CPI-7 adotou, em 2004, o Modelo de Excelência de Gestão da Fundação Nacional de Qualidade, o que inspirou a composição de Comitês de Gestão Participativa”, explica a coronel PM Fátima Ramos Dutra, comandante do CPI-7. O Comando de Policiamento do Interior 8, localizado em Presidente Prudente, conquistou a placa de bronze do prêmio Ipeg. “Criado em 2004, o CPI-8 vem progressivamente renovando seu compromisso com o desenvolvimento da cultura da excelência, contribuindo para que a própria instituição possa cumprir seu propósito de bem atender à demanda da comunidade, proporcionando a sensação de segurança necessária para a promoção da paz social e a realização do bem comum”, finaliza o coronel PM Ieros Aradzenka, comandante do CPI-8.

Da Agência Imprensa Oficial