Segurança: Tupã alerta sobre venda ilegal de veículos na Internet

Um dos sites investigados é o www.tupacar.com.br, que é o único a vender somente veículos da cidade.

qua, 07/02/2007 - 12h52 | Do Portal do Governo

A Polícia Civil de Tupã alerta os usuários da internet para terem extremo cuidado ao fazer compra de veículos na rede. Há uma semana, a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) da cidade começou a averiguar a venda de veículos por empresas fantasmas e que apresentam endereços de Tupã para a retirada do automóvel.

Um dos sites investigados é o www.tupacar.com.br, que é o único a vender somente veículos da cidade. As outras páginas da Internet investigadas anunciam venda de automóveis em todo os Brasil, sendo Tupã um dos locais para a compra. Os descontos são em média de 10% sobre o valor da mercadoria, que podem ser desde carros nacionais, até importados, assim como motos, caminhonetes, tratores, caminhões e ônibus.

Segundo o delegado Clóvis de Oliveira Júnior, os golpistas mantêm o contato com o comprador via e-mail ou telefone e pedem para a pessoa fazer um depósito de até R$1000 para reservar a sua compra. “Quando a pessoa vai buscar o veículo, a empresa não existe”, disse o delegado.

A investigação começou quando o proprietário da concessionária Volkswagen de Tupã fez um boletim de ocorrência denunciando o site Tupã Car por usar o endereço de sua empresa para os compradores do site irem buscar a mercadoria. O delegado Clóvis de Oliveira adianta que, até agora, nenhuma outra vítima do golpe foi à delegacia fazer um B.O., mas as pessoas têm ligado para denunciar os sites. “Algumas até telefonam para perguntar se podem confiar na oferta”.

“O principal objetivo no momento é alertar a população para não fazer nenhum tipo de depósito sem antes ver o carro pessoalmente”, avisa o delegado. “Os compradores são de outras cidades, porque os moradores aqui do município sabem que a Tupã Car não existe”, explica ele.

Até o momento, as investigações já mostraram que os golpistas também não são da cidade, pois o número indicado para serem feitas as compras é possivelmente de Bauru. Para o delegado, é difícil fazer uma previsão para o fim da investigação policial, por isso é importante que a população se previna. “A Internet é uma imensidão e são muitos sites oferecendo a venda ilegal”.

Da Secretaria de Segurança Pública