Segurança: Tropa de Choque realiza cerimônia cívico-militar

Policiais realizaram várias atividades na Escola Estadual Professor Adolfo Trípoli

sex, 30/06/2006 - 14h32 | Do Portal do Governo

O último dia de aula dos alunos da Escola Estadual Professor Adolfo Trípoli foi mais que especial. As crianças receberam a visita de equipes do Policiamento de Choque, que realizaram diversas atividades durante uma cerimônia cívico-militar, na manhã de hoje, na escola localizada na rua Lourenço de Azevedo, 149, no Jardim Colombo II, um dos bairros onde está implantada a 6ª edição da Operação Saturação por Tropas Especiais (Oste).

Por iniciativa do comandante do Policiamento de Choque da Polícia Militar, coronel Joviano Conceição Lima, o evento é mais uma das atividades realizadas no Jardim Colombo II e na Favela “Buraco Quente”, e visa aproximar a Polícia da população, unindo forças para o combate à criminalidade. “Estamos vendo uma forte interação da Polícia com a comunidade”, conta Márcia Camossa de Souza Ferreira, vice-diretora da Escola Estadual Professor Adolfo Trípoli.

Dentre as atrações oferecidas para os alunos está a apresentação dos cães do Canil da Polícia Militar, e da Banda de Clarins. Ao final, as crianças tiveram a oportunidade de estar bem próximas dos cavalos do “Regimento 9 de Julho”.

Outras atividades sociais

Durante todo o tempo em que a Polícia Militar reforça o policiamento na região, diversas atividades sociais são desenvolvidas com a comunidade local. Até o momento, 2.332 pessoas já participaram de algum evento promovido durante a Oste.

Periodicamente, o Corpo de Bombeiros oferece palestras sobre Prevenção de Incêndios e Primeiros Socorros. Foram ministradas sete palestras e o público estimado totaliza 1.280 pessoas.

O Centro Odontológico também já ofereceu sete palestras à população sobre o tema Higiene Bucal, na qual participaram 559 pessoas da comunidade. Até momento, cerca de 143 pessoas, a maioria criança, também passaram por uma triagem bucal.

Nos momentos de descontração, as apresentações do Canil foram muito concorridas. Os cães da PM mostraram suas habilidades e obediências por três vezes, e o público foi de aproximadamente 350 expectadores.

Crimes

Próxima de completar dois meses de implantação, esta edição da Operação Saturação apresenta um balanço favorável no que diz respeito ao combate à criminalidade. Desde o dia 5 de maio, quando foi iniciada, os policiais que intensificam o policiamento nas ruas dos dois bairros já realizaram 16.094 buscas pessoais, vistoriaram 220 estabelecimentos comerciais, 1.585 carros, e 1.503 motocicletas.

Em meio a estas abordagens policiais, foram presas 36 pessoas. Além disso, 28 adolescentes foram apreendidos e encaminhados para a delegacia, sendo que 23 deles estavam envolvidos com o tráfico de entorpecentes. A Polícia também obteve sucesso em identificar e capturar outras 12 pessoas que estavam foragidas da Justiça.

A quantidade de drogas apreendidas aumenta a cada dia. Até o momento foram apreendidos 1,4 kg de maconha, 30 gramas de haxixe, 1,2 kg de cocaína e meio quilo de crack.

Atuação da Oste

A Operação Saturação acontece nas favelas Colombo II, na região do Morumbi, e Buraco Quente, no Brooklin Velho. Juntas, as duas favelas abrigam cerca de 16 mil pessoas, distribuídas em 3.220 barracos espalhados pelas favelas. De acordo com o Comando de Policiamento de Choque, a área foi escolhida após levantamento das incidências criminais na região, principalmente assaltos e tráfico de entorpecentes.

O Posto de Comando da Operação, que não tem data prevista para terminar, foi instalado na Praça da Ressurreição, em frente ao Cemitério Getsemany. Dentre as unidades especializadas da Polícia Militar que participam da Oste estão:

• Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota);

• Comando de Operações Especiais (COE);

• Cavalaria – Regimento 9 de Julho;

• Canil,

• Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate);

• Trânsito e Grupamento Aéreo da Polícia Militar.

Ao todo, participam da ação 160 policiais militares, distribuídos em 44 viaturas e 30 cavalos. Três cães auxiliam na Oste. No Posto de Comando foi instalada uma central de consulta permanente, possibilitando o acesso a Intranet da PM, ao Copom, Prodesp, Infocrim e Fotocrim.

William Corrêa

Da Secretaria da Segurança Pública