Segurança: Tropa de Choque encerra Operação e deixa favelas da Zona Sul

Operação completou 60 dias de implantação na região

qua, 05/07/2006 - 18h12 | Do Portal do Governo

Encerrada nesta terça-feira, a sexta edição da Operação Saturação Por Tropas Especiais (Oste), implantada desde o dia 5 de maio no Jardim Colombo II e na Favela “Buraco Quente”, Zona Sul de São Paulo.

Ao término da Operação, o Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar divulgou o balanço final da ação policial: cerca de 3,5 quilos de drogas foram apreendidos, sendo 1,5 quilo de maconha, 1,2 quilo de cocaína, quase meio quilo de crack e 30 gramas de haxixe. Em relação a armas, foram apreendidos quatro revólveres 38 e uma arma branca.

Além das diversas prisões realizadas (42), 12 pessoas foragidas da Justiça foram recapturadas durante o tempo em que o policiamento nas ruas da região permaneceu reforçado. Ainda no balanço apresentado, 28 adolescentes foram detidos por praticarem algum tipo de crime, sendo que em sua maioria, por envolvimento com o tráfico de drogas.

Com viaturas espalhadas por diversas ruas da região, considerada Área de Interesse da Segurança Pública (AISP), os policiais militares realizaram, ao longo dos 60 dias em que a Operação permaneceu no local, 17.882 buscas pessoais e vistoriou 246 estabelecimentos comerciais, 1.729 carros e 1.652 motocicletas.

Atividades sociais

Outro objetivo da Operação é desenvolver atividades com a comunidade local e, principalmente, integrar a Polícia com a população, facilitando, desta forma, o combate à criminalidade. “A comunidade acatou a presença dos policiais nas ruas”, conta o coronel Joviano Conceição Lima, comandante do Policiamento de Choque.

O comandante ressaltou que o fato de os policiais da tropa de Choque deixarem a região causou um certo descontentamento aos moradores daquela área: “Na cerimônia de encerramento, hoje, duas meninas foram conversar com alguns policiais e quando eles disseram que estavam indo embora, as crianças começaram a chorar”.

Diversos eventos sociais e educativos foram realizados, mobilizando a comunidade. O Corpo de Bombeiros fez sete palestras sobre Prevenção de Incêndios e Primeiros Socorros, e contou com um público de 1.300 pessoas. O Centro Odontológico também promoveu palestras, totalizando sete encontros, com um público de 560 pessoas. Além disso, a unidade ofereceu atendimento bucal para cerca de 230 pessoas, em sua maioria crianças.

A Prevenção às Drogas e à Violência foi o tema debatido pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que transmitiu informações para 600 pessoas em um único evento.

A preservação do meio ambiente também esteve em pauta, com o Comando de Policiamento Ambiental realizando duas palestras sobre o tema para, aproximadamente, 80 pessoas da comunidade local.

Momentos de lazer e descontração para a população foi outra providência da Operação, que colocou em ação o Canil da Polícia Militar, com cinco apresentações dos cães. Estes, aliás, arrancaram suspiros dos expectadores ao mostrar a obediência e habilidade que são capazes de desenvolver.

Além dos cachorros, também a beleza dos cavalos do Regimento de Cavalaria Nove de Julho impressionou as 1.200 pessoas que os aplaudiram, principalmente quando policiais montados tocam seus instrumentos musicais, formando a Banda de Clarins do Regimento.

Atuação da Oste

A Operação Saturação foi implantada nas favelas Colombo II, na região do Morumbi, e Buraco Quente, no Brooklin Velho. Juntas, as duas favelas abrigam cerca de 16 mil pessoas, distribuídas em 3.220 barracos. De acordo com o Comando de Policiamento de Choque, a área foi escolhida após levantamento das incidências criminais na região, principalmente assaltos e tráfico de entorpecentes.

O Posto de Comando da Operação foi instalado na Praça da Ressurreição, em frente ao Cemitério Getsemany. Dentre as unidades especializadas da Polícia Militar que participaram da Oste estão:

• Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota);

• Comando de Operações Especiais (COE);

• Cavalaria – Regimento 9 de Julho;

• Canil;

• Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate);

• Trânsito e Grupamento Aéreo da Polícia Militar.

Ao todo, participaram da ação 160 policiais militares, distribuídos em 44 viaturas e 30 cavalos. Três cães auxiliaram na Oste. No Posto de Comando foi instalada uma central de consulta permanente, possibilitando o acesso à Intranet da PM, ao Copom, Prodesp, Infocrim e Fotocrim.

William Corrêa

Da Secretaria da Segurança Pública