Segurança: Trabalho da Polícia Científica de SP é reconhecido pelo FBI

Estudo de peritos paulistas foi publicado em revista especializada da Polícia Federal americana

qui, 11/01/2007 - 12h23 | Do Portal do Governo

A publicação de um estudo dos peritos do Centro de Exames Análises e Pesquisas (CEAP) do Instituto de Criminalística de São Paulo, na revista Forensic Science International e no Journal of Forensic Sciences (publicação da Americam Association of Forensic Scientists, do FBI), reflete a qualidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais da Polícia Científica de São Paulo.

O estudo já é o sexto trabalho de peritos do CEAP publicado na revista, e foi elaborado em conjunto com técnicos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). O foco do trabalho são os testes residuográficos realizados pelo IC, que consistem na análise de resíduos decorrentes de disparos de arma de fogo deixados nas mãos do possível atirador. Os responsáveis pelo estudo são o coordenador do CEAP, o perito Osvaldo Negrini Neto, e a diretora do Núcleo de Balística, a perita Sônia Viebig.

O estudo

Segundo Negrini “o estudo trata sobre os testes realizados pelo CEAP, e o destaque é a análise de vestígios deixados por uma nova munição, a Clean Range, que não possui metais pesados, como chumbo, e não deixa tantos vestígios”.

O trabalho destaca a utilização de equipamentos de última geração pelos peritos paulistas, como o microscópio de varredura, que dentre outras funções detecta os vestígios deixados dentro da espoleta (para mais informações clique aqui).

Para o coordenador do CEAP, “a publicação deste artigo na revista mais importante de ciência forense do mundo é um incentivo e reconhecimento do nosso trabalho”.

O CEAP

O CEAP é responsável pela análise laboratorial de vestígios encontradas nos locais de ocorrência criminal, bem como para análise da natureza de substâncias para evitar crimes como falsificação de combustíveis e envenenamento. Para tanto, conta com seis núcleos de pesquisas: de Análise Instrumental, de Balística, de Biologia e Bioquímica, de Física, de Química e de Exames de Entorpecentes.

O Núcleo de Balística foi recentemente muito elogiado por membros da Polícia espanhola em recente visita às suas instalações (mais informações aqui).

Henrique Assis Aragão

Da Secretaria da Segurança Pública