Segurança: Secretaria destaca mais de mil homens para policiamento nos shows do U2

Prefeitura, Tribunal de Justiça e SSP montaram operação

seg, 20/02/2006 - 10h00 | Do Portal do Governo

Para garantir que o show da banda irlandesa U2, esperado por 73 mil pessoas, ocorra com tranqüilidade, a Secretaria da Segurança Pública – em conjunto com a Prefeitura e o Tribunal de Justiça – preparou um esquema especial para os dias 20 e 21. Com mais de mil homens, além dos designados para o policiamento comum, a operação terá início duas horas antes da abertura dos portões, prevista para ocorrer às 15 horas, e vai abranger um raio de, no mínimo, 300 metros.

Serão 571 policiais do Batalhão de Choque dentro do Estádio do Morumbi – incluídos aí o Canil da PM, a Cavalaria e o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) – que fará uma varredura antibombas no palco. O Comando de Policiamento da Capital destacou 330 homens para a área externa do estádio – distribuídos de acordo com o fluxo do público. Já as Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), disponibilizará aproximadamente 100 motos para o policiamento do evento.

A Polícia Civil terá 26 agentes do Departamento de Investigação Sobre Narcóticos (Denarc) infiltrados entre os fãs, para coibir o tráfico de drogas. A Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista (Deatur) terá uma delegacia dentro do Morumbi, com 29 policiais preparados para atender ocorrências envolvendo o público. Haverá também 12 homens da Corregedoria, que cuidarão de ocorrências envolvendo policiais.

Na área externa, uma delegacia móvel, preparada pela 3ª Seccional (Oeste), atenderá ocorrências do entorno do estádio. Além disso, os distritos da região estarão preparados para receber o público. Ao todo, 50 policiais civis estarão à disposição.

O Grupo de Operações Especiais (GOE) e o Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) cuidarão da segurança nos arredores do Estádio – realizando, inclusive, operação contra os flanelinhas, com seis viaturas e 24 policiais.

A Polícia Técnico-Científica também estará presente, com dois peritos, dois médico-legistas, dois técnicos em laboratório e um fotógrafo. O trabalho será importante para constatar se substâncias apreendidas são, de fato, entorpecentes; e para fazer exames de corpo delito, entre outras atribuições.

Juizado Especial Criminal no Estádio

O Juizado Especial Criminal terá três juízes, sendo um deles corregedor. “Não haverá sensação de impunidade”, afirmou o secretário-adjunto da Segurança Pública, Marcelo Martins de Oliveira. “[O suspeito] já sai de lá sentenciado”, destacou o delegado Antonio Carlos Torres, divisionário da Deatur.

A Guarda Civil Metropolitana trabalhará em conjunto com as subprefeituras. Sua principal atribuição será evitar o comércio ambulante ilegal nas proximidades do Morumbi e do hotel onde a banda irlandesa estará hospedada. O trabalho da GCM começa neste sábado (18), às 7 horas, para que não haja instalação de barracas que não tenham a Permissão de Uso (concedida pelas subprefeituras).

Bono Vox seguro

Além da varredura antibomba que será realizada no palco e nos camarins, outras medidas serão tomadas para a segurança da banda. Para dar apoio aos 480 seguranças particulares, haverá 26 policiais civis, da Deatur e do Garra. Militares da Rocam acompanharão o ônibus do U2, em quatro motocicletas.

Em clima de espera

Na realidade, o destacamento de policiais para o show já começou. Desde a manhã desta sexta-feira (17), a Polícia Militar já conta com homens no Estádio – onde os primeiros da fila já estão aguardando. “Eles estão lá com o ingresso, que não é barato”, justificou o coronel Izaul Segalla Júnior, comandante do policiamento na região.

No estádio do Pacaembu, onde as senhas distribuídas pela organização do evento estão sendo trocadas por ingresso, a Polícia Militar possui mais 25 homens.

O comandante de policiamento na Capital, coronel José Roberto Martins Marques, considera que o esquema montado para o show da banda irlandesa seja parecido com outras situações já enfrentadas pela corporação. “O policiamento é semelhante ao de um grande jogo”, afirmou.

Confira as dicas da PM:

O tenente-coronel Luis Fernando Serpa, comandante do 2º Batalhão de Choque (responsável por eventos de grande porte), com base no esquema montado pela Polícia, faz uma série de recomendações ao público:

• Não vá de carro ao Estádio; existem bolsões, e uma organização preparada pela Companhia de Engenharia de Tráfico (CET), para que os fãs possam chegar de ônibus ou a pé ao Morumbi, sem riscos;

• Em caso de chuva, prefira uma capa. Só serão permitidos guarda-chuvas pequenos e não pontiagudos;

• Não será permitido entrar com garrafas de água, frutas inteiras (é preciso cortá-las). Alimentos serão permitidos dependendo da forma de acondicionamento;

• Somente serão permitidas máquinas fotográficas pequenas;

• Tome cuidado com o telefone celular, especialmente quando fotografar a banda. Muitos furtos acontecem quando o aparelho está sendo suspenso;

• Correntes, cintos e pulseiras pesados ou com detalhes pontiagudos não serão permitidos. Não arrisque, pois serão jogados no lixo;

• Haverá intensa fiscalização contra cambistas e ingressos falsos. As entradas que apresentarem problemas serão carimbadas. Uma equipe técnica da empresa responsável por elas estará no local, acompanhando os casos.

(Luisa Destri – Da Secretaria de segurança Pública)