Segurança: Região do “Autorama” no Parque do Ibirapuera será fechada à noite

A decisão conjunta envolveu a Secretaria da Segurança Pública, Ministério Público e Prefeitura de São Paulo

sex, 03/03/2006 - 19h10 | Do Portal do Governo

O estacionamento do Parque do Ibirapuera – conhecido como “Autorama” – a partir de agora ficará fechado durante a noite.  A decisão conjunta envolveu a Secretaria da Segurança Pública, Ministério Público e Prefeitura de São Paulo, após reuniões que discutiram soluções para os constantes problemas ocorridos no local.

O “autorama” é um terreno de cerca de 6.000 m², localizado em frente ao Detran, junto à área do parque, na Zona Sul da Capital. A região ficou conhecida pela constante presença de crianças e adolescentes se prostituindo, além de atrair traficantes e consumidores de drogas.

A nova medida vai fechar o estacionamento durante a madrugada – a partir da zero hora – e dificultar a ocorrência de crimes como o da semana passada, quando um freqüentador da região foi baleado por assaltantes que se faziam passar por garotos de programa.

Ações

A Polícia investigava uma suposta rede de pedofilia que atuava no local, mas o trabalho era dificultado porque as mães dos garotos se recusavam a dar queixa contra os freqüentadores, ou mais informações sobre a prostituição infantil no local.

Na madrugada do último dia 14, a 2ª Delegacia Seccional realizou uma operação que contou com 40 policiais e dez viaturas. Ao todo foram vistoriados 87 veículos, 265 pessoas foram averiguadas – três delas autuadas por ato obsceno –, e um estelionatário procurado da Justiça foi capturado. Também foram encontrados seis invólucros de haxixe, 23 papelotes de cocaína e nove trouxinhas de maconha.

Peter Fussy

Secretaria da Segurança Pública