Segurança: Queda da criminalidade na Grande São Paulo foi tema de Fórum Metropolitano

Dos 39 municípios da Região Metropolitana, 26 registraram queda na taxa de homicídios

sex, 28/02/2003 - 12h27 | Do Portal do Governo

A forte atuação da polícia na repressão ao crime foi fator determinante na diminuição dos crimes na Grande São Paulo entre 1999 e 2002. Esta é a opinião de Paulo Mesquita, secretário-executivo do Instituto São Paulo Contra a Violência (ONG responsável pela implantação do Disque Denúncia) e que também secretaria o Fórum Metropolitano de Segurança Pública. Ele também destacou a integração entre a Polícia e a comunidade.

Na última quinta-feira, dia 27, os prefeitos que integram o Fórum Metropolitano de Segurança debateram as estatísticas criminais de cada município da Grande São Paulo, de 1999 a 2002. Segundo as estatísticas, dos 39 municípios da Região Metropolitana, 26 registraram queda na taxa de homicídios, 33 tiveram queda na taxa de roubos e furtos de veículos, e 29 registraram queda na taxa de roubos.

Os dados relativos a homicídios, roubos e furtos de veículos foram calculados pelo Instituto São Paulo Contra a Violência, com base nas estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Estado, e informações sobre a população do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

‘A atuação da polícia foi fortemente direcionada para as áreas de maior risco desses crimes. E ainda teve o reforço da implantação do Infocrim (Sistema de Informações Criminais) na cidade de São Paulo’, comentou Mesquita.

Segundo ele, outro fator para a diminuição das taxas foi a participação da população em informações sobre ocorrências passadas pela polícia, principalmente por meio do Disque-Denúncia (que registrou um aumento de 69,2% no número de denúncias em 2002).