Segurança Pública ganha Plantão Eletrônico

Covas lança delegacia virtual, onde as ocorrências poderão ser feitas por computador

qui, 13/01/2000 - 16h11 | Do Portal do Governo

A partir desta quinta-feira, dia 13, o cidadão passa a ter mais um instrumento para facilitar o seu dia-a-dia. O governador Mário Covas lançou no Palácio dos Bandeirantes o Plantão Eletrônico e o novo site da Secretaria de Segurança Pública. O acesso poderá ser feito pelo endereço eletrônico www.seguranca.sp.gov.br. e vai possibilitar o atendimento e registro de ocorrências pelo computador, sem que o usuário precise ir até a delegacia.
Com a nova página o usuário poderá informar a polícia e registrar a ocorrência de desaparecimento de pessoas, busca de desaparecidos, extravio de documentos e furto de veículos. Esse programa inédito vai conter um banco de dados de veículos furtados já localizados pela polícia, endereços de distritos policiais, busca pelos nomes de ruas próximas, e links para busca de pessoas desaparecidas, com foto , e de procurados pela polícia.
A página vai oferecer também um cronograma com telefones de acesso a postos policiais, localização de delegacias, além das condições das principais rodovias estaduais, com atualização feita a cada três horas.
O secretário de Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, acredita que o Plantão Eletrônico oferecerá um serviço de alta qualidade e baixo custo à população. ‘O site vai possibilitar a diminuição de furtos de documentos e também um número maior de comunicação do desaparecimento de pessoas’. Ele acredita que num futuro próximo menos de 40% das ocorrências sejam feitas de forma remota.
‘Podemos fazer serviços próprios de um distrito através da Internet, oferecendo comodidade ao usuário por baixo custo. A implantação do projeto custou à secretaria R$ 20 mil e não requer o aumento do efetivo policial’, informou.
O secretário destacou ainda que toda a tecnologia existente na área de informática está sendo aplicada para evitar a má utilização do site, inclusive da quebra de sigilo do usuário que contará com uma senha para acessar a ocorrência. O serviço estende-se para toda capital onde os serviços já estão informatizados.
Para fazer uma ocorrência eletrônica o usuário acessa o plantão via Internet e preenche um formulário. Após o envio da cópia de ocorrência, num prazo de 30 minutos um policial civil fará contato para confirmação dos dados. O usuário recebe a cópia do boletim de ocorrência por e-mail. Num primeiro momento só poderão ser registrados na capital paulista os casos de roubo de carros.