Segurança: Projeto Farol Verde procura promover a inclusão digital de jovens carentes

Iniciativa da PM e parceiros oferece novas perspectivas às crianças que pedem dinheiro nas ruas da cidade

seg, 05/06/2006 - 11h30 | Do Portal do Governo

Antigo sonho do comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), tenente-coronel Marcos da Silva Luz, o Projeto Farol Verde está na sua quarta edição. O objetivo é atender aos menores que pedem dinheiro nos semáforos. Nesta nova fase tem como meta a inclusão digital de crianças carentes dos bairros do Brooklin e Campo Belo, na capital, por meio de aulas de introdução à informática. O tenente-coronel Luz alimentou o desejo de realizar algo que oferecesse perspectivas às crianças menos favorecidas com base em sua experiência pessoal. Quando pequeno, ganhou uma bolsa de estudos de escola particular. Hoje, sabe que esse prêmio transformou sua vida. Foi a partir daí que descobriu o seu potencial “Sou prova incontestável de que iniciativas como essa podem ter resultados positivos”, afirma.

A proposta que idealizou se tornou realidade no ano passado, graças à parceria entre o 12º BPM/M com a Cruz Vermelha Brasileira, Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), Rotary Club, Associação Comercial de São Paulo e organizações não-governamentais de assistência à criança. Enquanto as três primeiras fases da iniciativa promoveram o estreitamento da relação entre a PM e a comunidade, esta pretende propiciar ações concretas, sendo o carro-chefe dessa meta o ensino da informática. Nessa fase, com a parceria da Faculdade Ítalo Brasileira, está sendo realizado curso para 24 crianças entre 10 e 12 anos, escolhidas pelas ONGs Alquimia e Centro de Integração e Promoção Social (CIPS).

Lanches e presentes 

Os ensinamentos começaram no dia 28 de maio e prosseguirão nos dias 4 e 18 de junho, das 10 às 14 horas, sob orientação de uma professora de informática da faculdade, dois monitores de alunos e dois policiais militares do 12º BPM/M. No intervalo da primeira aula, foram distribuídos lanches no horário do almoço. Os alunos receberam presentes, brindes e lembranças, ímãs e adesivos. Segundo o tenente-coronel Luz, o desenvolvimento do projeto só se torna possível quando instituições e entidades se dispõem a trabalhar em conjunto com a PM. São incentivadoras e apoiadoras desta quarta edição, além da faculdade e das ONGs, a Rádio Comunitária Voz Ativa e a empresa JP Salva Emergências Médicas Diferenciadas.

Da Agência Imprensa Oficial