Segurança: Programa Rocam reforça o policiamento em Rio Preto

Programa das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas - Rocam entregou 10 motos para patrulhamento

ter, 31/01/2006 - 14h15 | Do Portal do Governo

Policiais receberam treinamento para atuar no programa

Nesta segunda-feira, dia 30, São José do Rio Preto, Interior de São Paulo, passou a contar com um reforço no policiamento de suas vias e também das cidades vizinhas. É o programa das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam). Por enquanto, são dez motos, entre Yamaha XT 225 e Honda Falcon, além dos 14 policiais que atuam em apoio à Força Tática.

“Estamos pensando em colocar mais motos, pois o resultado do anúncio da Rocam na cidade já fez diminuir o índice de roubo à mão armada”, ressalta o chefe da Força Tática, capitão Pedro Augusto Martins Ribeiro, do 17º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), responsável pelo policiamento da região de Rio Preto.

O objetivo do programa, assim como é realizado na Capital, é intensificar o policiamento nos corredores que registram maior tráfego. “A cidade tem um trânsito complicado e as motos agilizam o atendimento à população”, explica Ribeiro. “Nosso principal intuito é combater os assaltos à mão armada feito por motociclistas”, complementa.

Para que o programa Rocam fosse implantado, houve um estudo dos índices de criminalidade. Além disso, foi definido um ‘cartão de patrulhamento’, que se baseou na análise dos tipos de crimes, horário de incidência e os locais.

Atuação

Os policiais que atuam na Rocam, completam turnos de 12 horas e descansam 36 horas. São dois motociclistas em cada via, que seguem um trajeto em 40 minutos e ficam 20 minutos parados em pontos pré-determinados. Todos os responsáveis por desenvolver este tipo de policiamento receberam treinamento. O programa age em conjunto com a Força Tática e o Canil.

Há previsão de que a Rocam seja incluída no policiamento de Araçatuba, Catanduva, Fernadópolis, Andradina, Votuporanga e Birigui.

Outros programas estratégicos de segurança já foram implantados assim como a Ronda Escolar, o Rádio Patrulhamento, o Policiamento Integrado e o Comunitário.

Renata de Salvi e Juca Barros

Da Secretaria da Segurança Pública