Segurança: Policiais do Depatri descobrem ponto de receptação de veículos e cargas roubadas em Santo

nd

qua, 21/03/2001 - 17h36 | Do Portal do Governo

Policiais da equipe Laser 35, da Delegacia de Roubo de Cargas do Depatri, localizaram no quilômetro 247 da rodovia Prestes Maia, antiga Rio-Santos, um estacionamento com cerca de 25 mil metros quadrados de área, no qual eram estocadas cargas roubadas e carretas eram desmontadas. Na ação, foram presos o proprietário do local, Gilberto Luiz Hidalgo Gimenes, comerciante, 37 anos, natural de Ivaí (PR), e Claudionor Santos, mecânico, 24 anos, de São José do Itapeira (AL). Até o momento, foram apreendidas 13 carretas que comprovadamente haviam sido ou continham cargas roubadas. Os policiais continuam apurando a situação das demais carretas. Com a finalização dos trabalhos, o número de apreensões pode saltar de 13 para mais de 30 veículos com suas respectivas cargas, entre as quais estão discriminados arroz, soja, material de construção e vergalhão de ferro.

No local foram apreendidos também inúmeros documentos de veículos não identificados, 60 placas, plaquetas de motor e carroceria, arames e chumbinhos para lacre, vários jogos de pinos para adulteração de chassis, dois revólveres calibre 38, uma espingarda de pressão Taurus imitando metralhadora, além de farto material usado para corte e desmanche de veículos.

Com as prisões e apreensões, os policiais do Depatri acreditam ter desferido um duro golpe contra a quadrilha que vem agindo na Baixada Santista. Outros membros da organização já foram identificados e devem ser detidos em breve.

As estatísticas oficiais da Secretaria da Segurança Pública, conforme divulgação feita pelo Secretário em janeiro de 2001, revelam que o roubo de carga apresenta forte tendência de queda. A Secretaria possui estatísticas oficiais desta modalidade criminosa a partir do segundo trimestre de 1999. Os dados são os seguintes:

Roubo de carga – Estado de São Paulo