Segurança: Policiais do 70º DP apreendem 2,6 toneladas de maconha na Capital

Os entorpecentes estavam embalados em blocos de aproximadamente um quilo

sex, 17/02/2006 - 20h15 | Do Portal do Governo

Duas constatações; uma parceria: a sociedade alertou sobre o intenso tráfico de entorpecentes na região do Jardim Elba, e o Setor de Inteligência Policial da 8ª Delegacia Seccional tinha informações que corroboravam a denúncia. A ação: na madrugada de hoje, a equipe de plantão do 70º DP, na Zona Leste da Capital, encontrou um caminhão parado na rua Professor Fonseca Lessa, nas proximidades da favela. No baú, a comprovação dos fatos: 2,6 toneladas de maconha.

A equipe, chefiada pelo delegado Guilherme Marzola, compareceu ao local e notou um caminhão parado, bloqueado pelo satélite, e uma moto. O homem que estava na moto saiu em disparada e sumiu; o que tentava dar a partida no motor fugiu para dentro da favela, não sendo localizado até o momento. “O complexo de favelas do Jardim Elba é de muito difícil acesso”, disse o delegado seccional, Youssef Chahin.

Localizando a droga

Ao abrirem o baú do caminhão, que havia sido roubado na noite anterior, a equipe encontrou as 2,6 toneladas de maconha, apreendendo-as e levando o material para o 70º DP. Os entorpecentes estavam embalados em blocos de aproximadamente um quilo, e armazenados em sacos maiores vindos do Paraguai, com a inscrição ‘harina de trigo’ (farinha de trigo).

“Não podemos afirmar ainda que a droga tenha vindo do Paraguai, mas o inquérito está sendo aberto e, em 30 dias, já teremos algumas conclusões”, disse o seccional Youssef. Havia também a inscrição “PCC” marcada a caneta-piloto nas laterais de cada saco. “Talvez essa facção criminosa tenha de fato encomendado a droga”, ponderou o seccional Youssef. “Já foram presos e reconhecidos alguns integrantes do PCC nessa área.”

Operação

Ainda de acordo com Youssef, o volume de droga pode estar relacionado com a aproximação do Carnaval, quando o consumo de entorpecentes costuma aumentar. A partir dessa constatação, a polícia redobrará a atenção no local, visto que a favela do Jardim Elba é reconhecida, entre outras coisas, por ser um centro de distribuição de drogas. “Os objetivos, a princípio, são fiscalizar os veículos de médio e grande porte que passarem pela região nas madrugadas e abordar as pessoas suspeitas”, afirmou. “A operação está em curso e se estenderá até o final do Carnaval”, complementou.

Roubo de carga

O caminhão em que a droga foi encontrada havia sido roubado na noite anterior, na avenida Salim Farah Maluf. A vítima, que foi abordada pelos ladrões aproximadamente às 21 horas de ontem, só foi libertada às 3 horas de hoje, em Guarulhos.

“Isso costuma acontecer em roubos de cargas”, disse o seccional Youssef. “Os ladrões mantém o motorista sob a guarda deles até a carga ser transportada, evitando, assim, que a vítima registre a ocorrência a tempo de os policiais localizarem o veículo”, explicou. O motorista do caminhão roubado foi libertado e registrou a ocorrência no 70º DP. A droga apreendida será encaminhada à perícia, de onde será incinerada.

Thiago Linguanoto

Da assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública

C.A.