Segurança: Polícia prende o 7º criminoso mais procurado do Estado

Gaúcho é um dos líderes de uma quadrilha de sequestradores de Campinas

sex, 27/01/2006 - 10h30 | Do Portal do Governo

Policiais do 6º Distrito Policial de Osasco prenderam, na noite desta quarta-feira (25), um dos homens mais procurados no ranking da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Edílson Lima dos Santos, de 34 anos, conhecido como Gaúcho, foi preso na região da delegacia e é um dos líderes de uma quadrilha composta por sete seqüestradores que agiam na cidade de Campinas. No carro em que Gaúcho estava, a Polícia encontrou um carregador de munições calibre 40 com dez projéteis.

Tentativa de resgate

Na quarta-feira, durante o dia, dois homens foram presos após assaltar uma agência bancária localizada na Vila Iara, em Osasco. Os assaltantes foram conduzidos ao 6º Distrito, onde foi elaborado o boletim de ocorrência. Ao término de todos os procedimentos, um investigador notou que um carro passava por várias vezes em frente à delegacia. Outros policiais foram mobilizados e abordaram o veículo, onde estava Gaúcho e mais um comparsa.

Dentro do carro os policiais encontraram a munição e a dupla foi autuada por porte de munição de uso restrito. Antes de serem conduzidos à delegacia, os indiciados tentaram ainda subornar os policiais com o pagamento de R$ 10 mil e mais o carro. Ao ser interrogado, Gaúcho apresentou uma identidade falsa, momento em que a Polícia descobriu que se tratava de um criminoso procurado e que era irmão de uma das pessoas presas no assalto ao banco. “Eles estavam fazendo uma avaliação da região do 6º DP para certamente prepararem uma ação de resgate do irmão de Gaúcho”, explica Sílvio Balangio, titular da Delegacia Seccional de Osasco.

De acordo com a Polícia, Gaúcho estava foragido da Cadeia Pública de Casa Branca. Ele responde por três seqüestros na região de Campinas, um homicídio e, no Rio Grande do Sul, é conhecido pela prática de diversos roubos e homicídios. Ainda segundo os policiais, Gaúcho realizava o trabalho operacional da quadrilha, que era bem organizada, composta por sete ou oito integrantes, e obteve sucesso em três seqüestros, nos quais recebeu o pagamento de resgate no valor de R$ 100 mil cada.

As pessoas presas nesta quarta-feira são: Edvaldo Lima dos Santos; Edmir Lima dos Santos; Antônio Carlos Cândido e Edílson Lima dos Santos, o Gaúcho.

William Corrêa, Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública