Segurança: Polícia Militar forma 708 sargentos 3ª classe nesta terça-feira

De 2002 até 2005, a PM formou 2.978 sargentos em SP

ter, 28/03/2006 - 10h49 | Do Portal do Governo

Setecentos e oito sargentos 3ª classe se formam nesta terça-feira, em solenidade no Pólo Cultural Grande Otelo, no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da Capital. A cerimônia ocorre às 15h45, e contará com a presença do secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho;  do vice-governador e paraninfo da turma, Cláudio Lembo; e do coronel Elizeu Eclair Teixeira Borges, comandante-geral da PM; entre outras autoridades.

Dos 708 formandos, 696 são homens e, 12, mulheres, que serão designados para trabalhar no policiamento ostensivo da Capital, da Grande São Paulo e do Interior do Estado.

A turma é denominada 2º Sargento PM José de Anchieta Machado, morto em 15 de outubro de 2005, em serviço. Machado trabalhava no 48º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), em Hortolândia, na região de Campinas. Ele foi morto durante uma abordagem policial. O oficial tinha 17 anos de carreira, era casado e tinha dois filhos.

Sargentos formados

De 2002 até 2005 a Polícia Militar formou 2.978 sargentos no Estado de São Paulo, sendo, somente no ano passado, 1.417 novos oficiais.

Este último curso contou com PMs concursados e convocados por antiguidade, ou seja, foram 913 concursados e 2.700 convocados. Para a formação, a disputa foi de dois candidatos por vaga entre os concursados, e de seis candidatos por vaga para os convocados.

São exigências para realizar a prova para o ingresso no curso: ser cabo da PM com no mínimo quatro avaliações de desempenho, possuir o 2º grau completo, ser habilitado, ter bom comportamento e não responder a processo disciplinar, além de não ter punição disciplinar por falta desabonadora.

Próximas formaturas

Durante a solenidade serão informadas as novas datas de formatura de soldados, e homenageados os primeiros colocados no curso de sargento 3ª classe. Também estão previstas homenagem aos familiares do patrono e ao paraninfo, e a entrega de diplomas, entre outras atividades.

Valéria Nani

Secretaria da Segurança Pública