Segurança: Polícia Militar apresenta helicóptero que será utilizado em operações de emergência

Aeronave tem capacidade para transportar 22 policiais

qua, 09/08/2006 - 15h27 | Do Portal do Governo

O helicóptero Cougar HM-3 do Exército, que servirá de apoio à Polícia Militar, no transporte de tropas e apoio logístico, foi apresentado à imprensa pelo comandante geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel PM Elizeu Éclair Teixeira Borges, no final da tarde de hoje. A apresentação foi feita na base do Grupamento Aéreo, no Campo de Marte, Zona Norte da Capital.

Com capacidade de operar com uma tropa de 22 policiais, além dos dois pilotos e dois mecânicos de vôo que compõem a tripulação, o Cougar HM-3 tem autonomia para mais de 600 km e velocidade superior a 200 km/h, e poderá transportar policiais militares até as localidades mais distantes do Estado, como Presidente Prudente. Com isso, a aeronave poderá ser usada na repressão de rebeliões em presídios, além de transportar tropas especializadas, como o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), que realiza o desarmamento de bombas, por exemplo.

A aeronave foi disponibilizada para a PM de São Paulo por um convênio entre o Governo Estadual e o Exército, que prevê a utilização do equipamento, a princípio, por um mês, com possibilidade de prorrogação desse prazo. Os custos serão inicialmente pagos pelo próprio Governo de São Paulo. O helicóptero fica disponível 24 horas por dia, a partir de agora.

O coronel Éclair agradeceu às Forças Armadas, reconhecendo que “é uma primeira união do Estado de São Paulo, pela Polícia Militar, com o Exército Brasileiro. Eu como comandante considero extremamente positivo”, disse. “Tenho um respeito muito grande pelo Exército”, completou o comandante.

Dia dos Pais

O coronel Éclair aproveitou a oportunidade para reiterar que a Polícia Militar tem a situação sob controle para o fim de semana do Dia dos Pais, em que muitos presidiários receberão indulto para passar o feriado com a família. Antes da liberação, lembra o comandante, é feita uma triagem para garantir que nenhum preso com envolvimento com facções criminosas receba o indulto. Os demais serão monitorados. Ainda segundo o comandante, a PM estará pronta para atuar.

Da Secretaria de Segurança Pública