Segurança: Polícia de Rio Claro recupera 200 peças de arte sacra furtadas

Entre as peças encontradas estão santos, adornos, castiçais, missais em latim, candelabros e imagens sacras

sex, 12/05/2006 - 14h07 | Do Portal do Governo

A Polícia Civil de Rio Claro recuperou mais de 200 peças de arte sacra que foram furtadas de paróquias e igrejas na região. O dono do sítio onde as antiguidades foram encontradas será ouvido pela Polícia, e pode ser indiciado por furto.

O caso era investigado pelo 1º DP de Rio Claro desde 2004, quando o museu paroquial da cidade teve algumas de suas peças furtadas.

O padre responsável pelo museu viu uma dessas peças, uma imagem seiscentista de Nossa Senhora, avaliada em R$ 15 mil, em um site de leilão em São Paulo.

A Polícia foi atrás, então, da pessoa que adquiriu a imagem, que já havia sido repassada. Toda a trajetória da peça após o leilão foi rastreada. Os policiais conseguiram chegar ao nome do suspeito, um ex-seminarista, e encontraram o sítio.

Antiguidades

Entre as peças encontradas estão santos, adornos, castiçais, missais em latim, imagens de Cuzco (Peru), candelabros e imagens sacras. Elas estão sendo devolvidas aos locais de onde foram furtadas. Dez vítimas já foram identificadas.

Segundo o delegado titular do 1º DP, Aroldo Cezario Diniz, o suspeito se infiltrava nas comunidades religiosas para ganhar a confiança dos párocos. Depois, furtava as peças e as vendia em antiquários e para colecionadores.

De acordo com o advogado do suspeito, ele se apresentará à Polícia para prestar depoimento. O material roubado tem um valor estimado de um milhão de reais.

Marcelo Freire

Da Secretaria da Segurança Pública