Segurança: Polícia Civil forma hoje 193 agentes

Cermônia será realizada nesta quarta-feira, dia 29

qua, 29/03/2006 - 12h33 | Do Portal do Governo

A Polícia Civil do Estado de São Paulo passa a contar, a partir desta quarta-feira, dia 29, com mais 193 agentes policiais – 189 homens e quatro mulheres –, que atuarão no Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap); no Departamento de Investigação ao Crime Organizado (Deic); no Departamento de Investigações Sobre Narcóticos(Denarc); na Corregedoria; na Delegacia de Polícia Geral Adjunta (DGPad); no Direção e Assistência da Polícia Civil (DAP); no Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP); no Departamento de Investigação e Registros Diversos (Dird); na Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” (Acadepol); no Departamento Estadual de Trânsito (Detran); e no Gabinete.

O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, participa da solenidade, marcada para as 13 horas, no Espaço Cultural do Detran, no Ibirapuera, na Zona Sul da Capital. A turma, denominada “Dr. Maurício José Lemos Freire” – em homenagem ao diretor da Acadepol –, tem como patrono o delegado geral de Polícia, Marco Antonio Desgualdo; e, como paraninfa, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, Maria Lúcia Alckmin.

Bem preparados

O curso de formação teve duração de quase sete meses, e foi iniciado no dia 9 de setembro de 2005, totalizando 976 horas/aula – incluindo 27 disciplinas e algumas palestras. Os agentes tiveram contato com diversas áreas como Criminalística, Direitos Humanos, Processamento de Dados e Investigação Policial, entre outras.

Para disputar as 200 vagas disponíveis ao cargo de agente policial – no concurso realizado entre os dias 20 de março de 14 de junho de 2005 – se inscreveram 13.458 pessoas; ou seja, 67,29 candidatos/vaga. Do total, 199 candidatos foram aprovados, mas seis desistiram do curso.

Homenagens

Durante a solenidade de formatura, a turma “Dr. Maurício José Lemos Freire” homenageará a paraninfa Maria Lúcia Alckmin. Além disso, os três primeiros colocados no curso receberão seus certificados das mãos de autoridades convidadas.

Espaço Cultural do Detran – fica na avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301, no Ibirapuera, na Zona Sul da Capital.

Da Secretaria de Segurança Pública