Segurança: Polícia Científica comemora nove anos de avanço e tecnologia

Criada em 1998, tem como objetivo auxiliar as demais polícias, o Sistema Judiciário e o Detran

sáb, 10/02/2007 - 11h17 | Do Portal do Governo

“Uma Polícia que usa a inteligência ao invés da força, assim podemos definir a Polícia Técnico-Científica”. Com esta saudação, o secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Ronaldo Marzagão, cumprimentou todo o efetivo da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), em solenidade que comemorou os nove anos de atividades da instituição, na manhã de sexta-feira, 09/02, no auditório da SPTC, no Butantã.

O reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela mais jovem das Polícias de São Paulo foi ainda enfatizado por Marzagão, quando apresentou o coordenador da SPTC, Celso Perioli, como um “símbolo da Polícia Técnico-Científica, por sua discrição, dedicação e competência”

Criada em 9 de fevereiro de 1998, a SPTC é considerada a mais jovem das três Polícias de São Paulo e tem como objetivo auxiliar as demais polícias, o Sistema Judiciário e o Detran. Esse suporte é feito por meio da produção da prova técnico-pericial e da análise científica de vestígios produzidos e deixados durante a prática de delitos. A Polícia Técnico-Científica de São Paulo é a maior do Brasil, seja pela sua estrutura ou pelo volume de trabalho, e uma das maiores do mundo.

Como parte das comemorações, houve a entrega do troféu Destaques 9 anos SPTC para nove trabalhos, selecionados dentre muitos outros, que ilustram as várias áreas de atuação da SPTC e homenageiam cada ano de sua existência. Durante este período, a equipe de profissionais desenvolveu novas técnicas e tecnologias decisivas para análise de vestígios. Trabalho que contribui para a elucidação de diversos processos criminais, uma vez que a prova pericial não é sequer superada pela confissão.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

(R.A.)